• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Sua agência imaginária

30 de agosto de 2022/em Artigos

Fonte: Propmark https://propmark.com.br/opiniao/sua-agencia-imaginaria/

Qual o nome de sua agência? Não aquela que você está de fato, mas aquela que você abriria se tivesse uma oportunidade? Como se chamaria a agência que você tem na cabeça, ou melhor, no coração. Aquela que realmente acredita. Que funcionaria como um relógio suíço. Além do nome, quais os valores que essa sua agência teria? Qual seria o nome da sua agência? Já pensou nisso? As palavras têm poder e os nomes, então, podem ser completamente mágicos. A produtora de filmes do Brad Pritt se chama Plan B. A piada é que o “plano B” já ganhou três Oscar de melhor filme, sem o ator. O plano B de quem gosta do que faz é o plano A.

Dar o nome para a agência que você tem com você mesmo, é como escolher o nome de uma banda. Tem o acaso, tem o feeling, e pode ter também o humor. Lembro quando ouvi Paralamas do Sucesso pela primeira vez. Em vinil. Olhei a capa, achei o nome nada a ver. Quando meu amigo Hermes colocou no toca-discos, a coisa mudou de figura e o nome tomou outro sentido. De um nome inexplicável, paralamas, talvez uma piada interna, passou a ser algo cultuado e repleto de identificações emocionais que só a banda do Herbert, Bi e Barone e eu entendíamos. É a magia da comunicação. E é legal pensar que um dia, algo seu pode tocar a todos igualmente a sua banda favorita significou pra você.

Alguns dos melhores nomes de agências que tenho ouvido falar nos últimos tempos: We Believers, do Brooklyn. Mais que um nome, uma profissão de fé na originalidade. Este ano foi a agência Independente do Ano de Cannes e também a segunda melhor colocada como Agência do Ano no geral. É preciso acreditar e inspirar a crença nas ótimas ideias para que elas se tornem realidade. The Uncommon Creative Studio, uma das melhores agências do mundo a partir de Londres. Fomos premiados junto com eles pela Advertising Age em 2020 como Small Agency of the Year. A maior parte do trabalho deles, em minha opinião, é brilhante e fruto da observação das pessoas. Não old school, mas only school. Com o tempo acabam sendo percebidos como incomuns mesmo. Eles buscam a diferenciação em ideias simples e poderosas.

Existem várias outras mandando ver: Mojo Supermarket e a mãe das agências independentes, a Mother. Mother sempre inspirou respeito e carinho pelos trabalhos que faz desde sempre, desde 1996.  É sempre bom pensar em como chamaria a sua agência se fosse abrir uma amanhã. Como seria a sua sede, o logo, os valores e as crenças. Você tatuaria no braço o logo? Faria uma camiseta para usar todos os dias?

Quem gosta de publicidade e marketing, toda manhã, antes de vestir a camisa do lugar onde trabalha, coloca uma camiseta imaginária dessa agência imaginária. O ótimo publicitário já é em si uma agência. Ele cria para o cliente, entrega o job para a agência, mas trabalha mesmo para si. Primeiro para provar que pode criar algo melhor do que qualquer um já tenha feito. E no dia seguinte para provar que pode fazer isso de novo e quando quiser. E, claro, precisa fazer isso com elegância e alegria senão desaparece logo. Quando você contrata um talento é uma fusão que acontece. O nome pode ser qualquer um, desde que com o tempo se dê um significado a ele.

O nome da agência pode ser maluco, desde que não seja completamente doido. Pode ser um nome próprio, um sentimento, uma alcunha. É esse fogo que mantém a indústria da comunicação em funcionamento. Essa caldeira alimentada por empolgação, atitude e talento (nem sempre nessa ordem) que vai permitir que a publicidade brasileira continue sendo uma das mais interessantes e pulsantes do mundo.

E se você acha que não há espaço para agências, ou que essa coisa de abrir agencias independentes é algo que não faz sentido, fique sabendo que a verba publicitária é hoje o motor das empresas Golias de Tecnologia e, apesar de ser desafiador, ainda é um ótimo negócio. Não fosse isso, clientes, produtoras, consultorias e até agências não estariam lançando suas agências sem parar. Só precisamos colocar um pouco de alma nas coisas. E, segundo um amigo que entende disso, almas e palavras andam juntas. Por isso, se você fosse dar um nome a essa agência imaginária, só sua, em seu íntimo, que faz com que você levante todos os dias para ir trabalhar, qual seria?

Flavio Waiteman é CCO-founder da Tech and Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/08/flavio.jpg 300 575 Nathalia https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Nathalia2022-08-30 15:04:132022-08-30 15:04:30Sua agência imaginária
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
#102 – Produção Audiovisual Fora do EixoAPP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda4 brasileiros estão entre os 60 melhores artistas e designers 3D do mundo.
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade