• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

7 tendências para 2016

18 de janeiro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Começo de ano é época de promessas e previsões.
As promessas de entrar na academia, fazer dieta, comer menos doces e etc a gente quebra.
As previsões a gente erra 🙂
Então quando a APP me pediu um artigo sobre previsões achei melhor apontar as 7 tendências que acredito que devemos observar com atenção.
Mais do que previsões, são observações que enxergamos na mídia e na sociedade e que podem causar um impacto relevante na área de mídia em 2016.

  • Maior disputa por share entre os meios.

Com o PIB retraído, e o mercado de publicidade acompanhando esta tendência, só quem conseguir crescer share será capaz de ampliar o volume de negócios.

  • Crescimento dos negócios em torno do Esporte.

2016 é ano de olimpíadas no Brasil, além disso o aquecimento da disputa pelos direitos de transmissão esportivas fará com que o cenário de publicidade em torno do tema necessite de mais recursos captados via publicidade.

  • Cinema crescendo ainda mais

O crescimento da bilheteria em 2015, aliado a lançamentos importantes como a Era do Gelo entre outros deve acelerar ainda mais o meio como opção de entretenimento nesse momento de orçamentos mais reduzidos da família brasileira.

  • Video digital em todo lugar

Video é o formato de comunicação mais completo que inventamos até hoje. E as empresas de tecnologia aliam isso ao fato de que o formato agrega custos por mil mais interessantes do que as peças gráficas.

  • Mais segmentação

No momento de retração as empresas vão optar por comunicar com mais intensidade apenas no público com real poder aquisitivo para comprar seus produtos e serviços, deixando um pouco de lado a base da pirâmide que vinha ascendendo economicamente.

  • Explorar novos targets

Novas segmentações e novos usos para produtos podem ser a saída para o crescimento. Em especial o público acima de 55 anos de idade, tradicionalmente pouco explorado nas estratégias de marketing.

  • Consolidação de veículos de comunicação

Tradicionalmente o Brasil não é um país onde as fusões e aquisições no setor de mídia aconteçam com frequência. Mas com o Real barato, e empresas com bons produtos no mercado que podem se beneficiar da escala que uma aquisição pode proporcionar, é algo para ficarmos atentos.
Em 2017 a gente vê se as tendências foram para valer, ou se ficarão na memória ao lado das minhas promessas de ano novo.
Feliz 2016.
*Daniel Chalfon é VP de Mídia da LDC Agency e Presidente do Grupo de Mídia. 
 

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/01/daniteste.jpg 408 484 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-01-18 10:09:342016-01-18 10:09:347 tendências para 2016
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #183 – Eventos no Brasil: Desafios, Inovações e Futuro no Setor – com Sérgio Junqueira Filho9 de dezembro de 2025 - 13:23
  • #182 – Mídia: Como equilibrar a pressa do agora com a construção de valor no longo prazo? – com Daniela Pereira9 de dezembro de 2025 - 13:10
  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
APP transforma sede em espaço de coworkingFórum de Debates
Scroll to top