FERRAMENTAS DE PROSPECÇÃO E PROTEÇÃO DE IDEIAS CONDUZEM A SEGUNDA AULA DO CURSO DA APP BRASIL
Prospecção exige dedicação, conhecer algumas ferramentas que auxiliam este processo de busca é essencial para ter mais assertividade nos negócios.
E após o primeiro contato, o que fazer? Imagine conseguir uma reunião com o cliente, apresentar uma ideia, não ser contratado e ver sua ideia reproduzida? Proteger a sua ideia antes de apresentá-la é fundamental na prospecção, garantindo a exclusividade e evitando a reprodução desautorizada. Confira alguns dos processos que envolvem a busca por clientes apresentados em nosso curso.
“Por que você tem um gerente de contas?”.
Alguns clientes demandam mais atenção e, por isso, é necessário saber identificar quais contas realmente merecem o tempo especialmente destinado a eles. No segundo dia do curso “Prospectar sem perturbar”, Reginaldo Andrade e Adão Casares exemplificam uma agência como – 20% das contas são os principais clientes, 5% são os prospects e 75% são suspects – responsáveis por 0% da receita e 0% da atenção. “Quando o Adão fala em time dedicado, talvez você possa destinar uma pessoa da sua equipe que vai ficar chefiando este processo de prospecção, assim você tem uma pessoa no dia a dia com uma atenção exclusiva para isso”, destaca Reginaldo Andrade.
Disciplina e paciência são peças-chaves para o processo de prospecção e, para ajudar neste trabalho, algumas ferramentas estão disponíveis para facilitar o seu contato com o cliente, mas será que você está usando corretamente? O LinkedIn foi uma das plataformas abordadas pelo professor, que explicou algumas técnicas de prospecção e como chegar até o foco principal sem ser invasivo.
Consegui a reunião e agora?
Estar preparado e bem informado é fundamental para a reunião com os clientes, mas as dúvidas surgem quando o assunto é a apresentação. Devo levar a apresentação? Mandar por e-mail? O que devo colocar? Devo compartilhar ideias já no primeiro encontro? Quais são os riscos de expor ideias ao cliente? Alguns questionamentos como estes foram levantados em aula e os professores explicaram qual a melhor – ou mais indicada – forma de chegar ao cliente num primeiro encontro, considerando um cenário presencial, claro.
Cada caso é um caso. Dependendo da demanda do cliente, você apresenta o material mais pertinente. Um vídeo com as informações essenciais da empresa ou um portifólio com os últimos trabalhos que a empresa desenvolveu. “Eu não levo ideia”, pontua Reginaldo. “Você não teve um briefing, precisa ser muito genial para levar uma ideia e dar certo e pior, ainda corre o risco de ter a ideia copiada, mas quando precisa apresentar uma ideia, existem soluções que garantem a exclusividade, como a Entidade Depositária da APP”.
Entidade Depositária
A Entidade Depositária é um produto da APP Brasil que protege a autoria de ideias publicitárias, como campanhas, peças, obras, temas e conceitos. Este serviço exclui a possibilidade dessas criações serem reproduzidas ou copiadas por terceiros sem autorização prévia do autor. “A Entidade Depositária é uma forma de você proteger suas ideias e sua autoria”, destaca Adão Casares. “Se você criou uma peça, um programa, um conceito… a APP tem este serviço pra você”.
O serviço proporciona às agências e profissionais de comunicação a proteção de suas campanhas, garantindo total segurança e sigilo. Os arquivos ficarão na APP durante seis meses e podem ser renovados por duas vezes. Você encontra todas as informações sobre a Entidade Depositária no site da APP Brasil.
Uma peça pode bastar!
Adão Casares apresentou alguns cases exemplificando que, algumas vezes, uma única peça pode ser o suficiente. “Às vezes numa concorrência você não precisa apresentar uma campanha, você pode apresentar só uma ideia, para que essa ideia se desdobre”. Destacando também a importância do texto e técnicas de copywriter, chamando a atenção do consumidor “o pessoal da internet usa isso muito bem e é importante entender que não só a imagem é vendedora, o copy também é essencial para a venda”.
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