Use filtro solar
Por Julio Beltrão, Head do núcleo de Pretos da Mynd, agência de marketing de influência e atendimento
Publicação – Propmark – edição 21/02/2022
Quem nunca ouviu a dica do Pedro Bial, “Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar!”.
Como ele mesmo disse, os benefícios do filtro solar são provados e comprovados pela ciência. Querem mais dicas? Aqui irei dar uma série de conselhos para vocês, meus amigos publicitários.
Com a chegada de mais uma edição do “Big Brother Brasil” nas telinhas iremos conhecer os próximos heróis e vilões do ano, portanto, vamos fazer o acordo de que iremos usar os bordões, os memes em um curto espaço de tempo? Pode ter certeza de que o público vai te amar e o creator também, imagina fazer a mesma dancinha um milhão de vezes em campanhas diferentes!
Passamos e sobrevivemos ao hype, agora, chegamos às datas sazonais com seus briefings sem pluralidade e cheios de estereótipos. Imagina ter um preto falando de chocolates na Páscoa, sem sua roupa colorida, sotaque carregado e frevo ao fundo? JAMAIS! Estou te falando para conversar com sua equipe sobre regionalidade, afinal, nem todo baiano fala “oxente”.
Eu ouvi Bahia? Já que paramos na maior comunidade negra fora do continente africano, vamos falar sobre negritude? Ou você achou mesmo que eu iria escrever um texto inteiro sem falar no assunto que está presente todo santo dia na minha vida?
A população preta é maioria no Brasil e você não se pergunta por que ela não é a maioria no feed ao longo do ano? Embora pretos e pardos sejam 53,6% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não é estranho você passar horas e horas na internet e se deparar com meia dúzia de creators pretos?
Inclusive já falamos sobre isso no meu texto “Precisamos Falar Sobre a Busca por visibilidade do creator Preto”. Quero muito acreditar que tenhamos mudado algumas coisas de lá para cá, afinal, “O maravilhoso mundo da publicidade” precisa colocar em prática os discursos de seus head’s de diversidade e CEO’s desse nosso Brasil.
E como te prometi algumas dicas, aqui vão algumas para você aumentar a visibilidade de criadores pretos em suas campanhas:
– Contrate creators de acordo com os seus nichos e não apenas para falar sobre racismo, acredite, nós pretos sabemos abordar outros temas além das nossas dores;
– Acredite na potência dos micros e nanos creators. Infelizmente, os criadores pretos não possuem um alcance como participantes que bombam em realitys, porém, tenha certeza, com eles dentro do seu nicho, você terá um ROI bem maior que a blogueira padrão que você está acostumado a contratar;
– November is the new Natal? Que tal colocar creators pretos ao longo do ano em suas campanhas? Isso também vale para criadores LGBTQIAP+! Pode acreditar, nós consumimos os seus produtos ao longo do ano e não apenas em novembro ou junho.
– Respeite nossa história! Aqui é um pedido pessoal, vamos cocriar de verdade? Certamente você adora falar das suas campanhas cocriadas com a personalidade do momento e tenha certeza, uma reunião com os criadores, você terá campanhas com histórias e pessoas reais.
– Me leva contigo? Esse ano iremos (se tudo der certo, então, vacine-se!) uma série de eventos e festivais que muitos pretos ficam apenas com o gostinho vendo as fotos de blogueiras padrões patrocinadas pelas marcas, me promete que ao realizar suas listas, iremos ter corpos e mentes pretas?
E para encerrar, acredite, existem uma série de criadores, não é difícil de achar e se estiver difícil, procure nomes como: Egnalda Côrtes, Fundadora e CEO da Côrtes, Ricardo Sivestre da Black Ifluence, Felipe Kino da Gaiah e claro: euzinho que vos escreve e está à frente dos projetos de negritude da Mynd, com certeza, iremos desenvolver uma curadoria incrível para você.
E lembre-se: use filtro solar
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