Emissoras do Grupo RCN combinam dados de pesquisas tradicionais de recall com análise de censo digital
Equipe comercial está sendo capacitada para usar dados qualificados e impulsionar a monetização no dial
O Grupo RCN de Comunicação, com sede em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, passou a combinar as pesquisas tradicionais de recall com pesquisas de censo digital realizada pela Nextdial para desenvolver novo modelo comercial a ser utilizado em suas cinco emissoras de rádios: Cultura FM Paranaíba, Cultura FM Taboado, Cultura FM Três Lagoas, Band FM de Três Lagoas e CBN Campo Grande.
Com a nova metodologia, a rede de emissoras começa a se beneficiar de dados qualificados da pesquisa censo digital disponibilizados pela da plataforma Nextdial Intelligence & Analytics e, a partir de agora, começa o processo de capacitação da sua equipe comercial para impulsionar a monetização no dial da mesma maneira que acontece na Internet.
O primeiro produto editorial lançado pelo Grupo RCN de Comunicação foi o Jornal do Povo, em 1949, e a primeira emissora entrou no ar foi a Rádio FM Concórdia, em 15 de agosto de 1988, que anos depois se tornou a Band FM Três Lagoas. Atualmente possui 12 veículos de comunicação que alcançam quase 5 milhões de pessoas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
A presença na Internet do Grupo teve início no ano 2.000 com o lançamento do portal de notícias, contendo produtos editoriais e de mídia, incluindo as emissoras. Como era esperado, o início desta jornada foi acompanhado de inúmeros desafios e “problemas enfrentados por um iniciante neste mundo digital, assim como em todas as rádios do mundo”, segundo comenta Fernando Moraes, Gestor Artístico e Analista de Dados e Business Intelligence do Grupo RCN. “As novas tecnologias foram surgindo e pudemos aprender com elas. O resultado é que temos uma presença sólida hoje e preparada para o futuro”, afirma o executivo.
Segundo Moraes, em 2016 o grupo de comunicação deu início às transmissões para multiplataformas, com programas ao vivo no Facebook com conteúdo em áudio e vídeo. Como o grupo tem uma emissora de TV (tv aberta), a TVC HD Canal 13.1, a utilização dos recursos de vídeo na transmissão aconteceu naturalmente, segundo ele. “Investimos em equipamentos de TV no estúdio da rádio para fazer a transmissão na rádio no dial e na TV e ao mesmo tempo nas plataformas digitais, redes sociais, além de serviços de áudio, como TuneIn, Deezer e outros. Nas redes sociais a gente publica edições de partes ou programas inteiros nos canais digitais, incluindo no Youtube”, revela.
Com a presença nas plataformas digitais, a empresa começou a buscar analisar os dados sobre a audiência e o engajamento do público a partir da medição da quantidade de mensagens no WhatsApp, número de seguidores e curtidas no canal no Facebook. Com o trabalho da Nextdial foi possível medir a audiência real de cada emissora e de cada programa e fazer os ajustes na programação musical e de conteúdo das cinco emissoras”, segundo revelou Fernando Moraes.
Por indicação da Fábrica Host, que fornece o serviço de streaming das cinco emissoras do Grupo RCN, a Nextdial foi contratada no final de outubro de 2020 para auditar e entregar dados qualificados sobre a audiência online. “A gente estava às cegas em relação a isso, tendo que conferir manualmente diariamente os números das 5 emissoras de rádio, resultando em um trabalho muito insano. Com as pesquisas da Nextdial veio uma tranquilidade, muito grande, e a confiança nos dados necessária. Todos os nossos processos são mapeados e metrificados diariamente, gerando dados de produção de conteúdo, dados de alcance e engajamento online e offline e o próximo passo, agora, é usar estes dados para impulsionar a monetização, ou seja, para fortalecer as estratégias comerciais de nossas emissora.”, revela o executivo.
Sobre o aprendizado com a utilização da plataforma Nextdial Intelligence & Analytics, Fernando Moraes aponta a como a plataforma permite análise e números confiáveis sobre a audiência real em todas as plataformas e a capacidade de promover a interseção entre o offline e o online. “Com as pesquisas de recall – no dial – a gente tinha uma ideia do comportamento e preferências dos ouvintes, e com a Nextdial conseguimos referendar o que a gente já sabia, além de aumentar a nossa capacidade de interpretar melhor nossas audiências e mostrou que os números são reais. Como temos uma grade de segunda a domingo que difere bastante de um dia para outro, e 5 emissoras que são completamente diferentes uma da outra, a gente tinha uma “ideia da audiência” na nossa cabeça, mas os números da Nextdial deram uma clareada sobre aquilo que tínhamos”, afirma o executivo.
A rede também investiu em uma mentoria em parceria com a Fundação Dom Cabral, eleita a melhor escola de negócios da América Latina pela 14ª vez consecutiva, segundo segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. A partir de 2019, teve início a metrificação mensal de todas as ações do Grupo RCN, gerando insights on e off. Com a chegada da plataforma Nextdial Intelligence & Analytics foi possível obter dados mais completos análises artísticas, comerciais e de conteúdo. Esta análise conta com a colaboração dos demais gestores do Grupo, além do Orientador Técnico, o professor Leonardo Mattos, da Fundação D. Cabral, que auxilia na interpretação dos números para facilitar a tomada de decisão junto aos demais gestores.
O rádio não tem mais fronteiras
Com os números qualificados proporcionados pela Nextdial, o passo seguinte dado pelo Líder Artístico da rede foi apresentar os resultados às equipes envolvidas com as equipes de produção, geração de conteúdo e comercial das cinco emissoras. Agora, a fase atual é a de capacitação das equipes para que o conhecimento adquirido com a plataforma Nextdial Intelligence & Analytics possa adotar novas maneiras de monetizar a operação de radiodifusão do Grupo RCN de Comunicação. E que todos os nossos processos são mapeados e metrificados diariamente, gerando dados de produção de conteúdo, dados de alcance e engajamento online e offline.
“O rádio não tem mais fronteiras, ele vai além da área de cobertura da transmissão do dial. Estamos no Mato Grosso do Sul, um estado novo e que atrai gente capacitada de todos os cantos do país e do mundo, que consomem o nosso conteúdo de qualquer lugar através das novas plataformas, seja em áudio, vídeo ou texto. Estar além do alcance do FM nos dá a possibilidade de ampliar os nossos horizontes e a continuar a informar e a entreter essas pessoas. O rádio não é mais só uma frequência. É muito mais do que se entrega no dial. O rádio hoje é uma marca, uma grife. Com os resultados obtidos com as pesquisas da Nextdial estamos mais certos disso”, finaliza Fernando Moraes.
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