Marketing Conversacional: a tendência do momento
Por Fabio Duran – CEO e Cofounder da Hubify | Especialista em Mkt Digital e Vendas | Palestrante
Me responda: quantas vezes você já quis realizar uma compra online, mas antes precisou preencher um formulário quilométrico ou esperar que algum vendedor entrasse em contato?
Imagino que sua resposta tenha sido algo como “Diversas vezes”, acertei? E isso não foi nada legal, não é mesmo? Mas, e se eu te contar que nós, enquanto proprietários de empresas, não precisamos fazer com que nossos clientes passem por essa experiência negativa.
O Marketing Conversacional é uma estratégia que busca melhorar a comunicação com os clientes. Isto é, usar a tecnologia e a inteligência artificial para manter uma relação duradoura entre público e marca.
A seguir irei te explicar um pouco mais sobre o Marketing Conversacional, quais são os principais elementos dessa estratégia e suas vantagens. Acompanhe!
O que é Marketing Conversacional?
Podemos dizer que Marketing Conversacional é uma estratégia utilizada por empresas que desejam diminuir o ciclo de venda, aprender mais sobre seus clientes e criar uma experiência de compra mais humana e personalizada.
Ela usa ferramentas inteligentes para possibilitar uma comunicação um-para-um e instantânea, de modo a fazer com que seus leads engajem com você no momento em que eles quiserem, sem ter que esperar por um retorno na empresa.
Quais são os principais elementos do Marketing Conversacional?
Agora que você já sabe do que se trata o Marketing Conversacional, chegou o momento de ver quais são os principais elementos dessa estratégia. Continue a leitura!
Gestão do tempo
Com o Marketing Conversacional é possível levar mais agilidade e dinamismo ao relacionamento com o cliente, tornando o diálogo mais natural. Com essa estratégia, há uma melhora significativa no gerenciamento do tempo da empresa e do cliente.
Escala
Outro fator interessante do Marketing Conversacional é a conquista de escala no atendimento. A intenção é conseguir atender mais pessoas, conforme a demanda cresce, sem ter que gastar muito.
Especialmente ao falar em visitantes de site ou usuários de rede social. Isso é fundamental, já que há centenas ou milhares de pessoas com questões simultâneas.
Personalização
Ao mesmo tempo em que se deseja obter escala, é preciso ter uma estratégia customizada e de contato personalizado. Ainda que pareçam questões diferentes, elas devem ser incorporadas para que seja possível conquistar mais resultados.
O principal objetivo da personalização é gerar aproximação da marca com o público, o que conduz aos impactos positivos quanto ao uso dessa técnica.
Quais são as vantagens do Marketing Conversacional?
Depois de compreender o que é Marketing Conversacional e quais são os pilares dessa estratégia, você ainda está se perguntando quais são as vantagens de implementá-lo na sua empresa?
Agilidade no atendimento
Os chatbots do Marketing Conversacional podem atender vários clientes ao mesmo tempo, sabia? Dessa maneira, seus leads não terão que enfrentar filas e nem esperar para ser atendido.
Segundo uma pesquisa do SurveyMonkey Audience, 55% das pessoas valorizam o uso da ferramenta em empresas, devido as respostas imediatas e 51% acreditam ser de fácil comunicação.
Redução do ciclo de vendas
Aqui, é possível reduzir o ciclo de vendas graças ao aumento na agilidade do contato. Oferecer respostas imediatas e eliminar barreiras na comunicação faz com que a tomada de decisão aconteça mais rapidamente.
Isso não apenas traz maior dinamismo e reduz os custos envolvidos na conversão, como permite que o negócio responda com eficiência às demandas de cada pessoa.
Aumento da produtividade
Como essa proposta garante escala, a empresa passa a ter também aumento da produtividade do atendimento ao cliente. Principalmente diante da automação de tarefas, torna-se possível atender a mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
A qualificação de leads é igualmente relevante, porque faz com que o time comercial foque em quem está interessado em fechar negócio. Com a redução e até a eliminação das filas de espera para atendimento, é possível melhorar a satisfação das pessoas.
Fidelização de clientes
O Marketing Conversacional é essencial para construir e fortalecer relacionamentos de valor entre pessoas e marcas. Ao somar isso à boa experiência, há um aumento na fidelização de clientes. Afinal, quem compra prefere a empresa que entrega qualidade e um atendimento diferenciado.
Isso é indispensável para formar uma base sólida de consumidores, bem como para ampliar o faturamento e a lucratividade.
Você entendeu o que é Marketing Conversacional?
O Marketing Conversacional está se tornando cada vez mais relevante nas estratégias digitais. Com a implementação correta dessa estratégia, será possível diferenciar sua marca e colocá-la na preferência dos clientes.
Fabio Duran, CEO da Hubify
Mini Bio Fabio:
Advogado formado pela Mackenzie, Pós Graduado em Business and Project Management pela University of California e GDista, passou por grandes escritórios de advocacia até chegar ao Grupo Elefante Verde. Co-fundador da marca Hubify, é obstinado por resultados e apaixonado pelos temas de persuasão e vendas.
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