Artigo: Proteção da criatividade e originalidade passa pelo CNPJ e CPF das agências
No mercado da publicidade e propaganda, onde a criatividade e a inovação representam demandas fundamentais e cotidianas, os desafios de Compliance precisam ser encarados em tempo integral. Entre eles, destaco aqui a proteção de dados e a propriedade intelectual, preocupações cruciais que deveriam atingir tanto o CNPJ quanto o CPF daqueles que atuam nas agências. Trata-se de uma responsabilidade conjunta e compartilhada, a ser encarada de frente por todos.
Como líderes da indústria, temos o dever de adotar inovações que promovam a criatividade, protejam os direitos autorais e impulsionem o desenvolvimento econômico do setor. A proteção da originalidade é vital não só para os criadores individuais como também para o desenvolvimento da indústria. Garantir o respeito e a proteção das ideias é uma questão ética e também econômica.
Em uma era onde originalidade e autenticidade são fundamentais, a proteção legal das ideias na indústria criativa surge como uma preocupação central. A criatividade é o coração da propaganda, mas está constantemente sob ameaça de imitação e plágio, ainda mais em tempos de Inteligência Artificial.
A adoção da tecnologia Blockchain pode acelerar o processo de proteção dos direitos autorais. A tese da prova de anterioridade, fundamental para a proteção da propriedade intelectual, é fortalecida pelo lançamento do Depósito de Ideias pela APP no final do ano passado. Além de proteger a autoria de ideias e campanhas publicitárias, essa iniciativa pioneira abre discussões sobre a verdadeira autoria das obras criativas. Ao permitir o depósito das ideias na plataforma e a emissão de um certificado como prova de anterioridade, via Blockchain, a APP proporciona base sólida para a defesa dos direitos autorais, promovendo transparência e reconhecimento adequado dos criadores.
A conformidade legal e ética é essencial para a sustentabilidade e reputação das agências. Ao enfrentar esses desafios, as agências evitam consequências legais e constroem confiança com seus clientes e o público em geral. Unindo forças, podemos construir um futuro onde a originalidade seja celebrada e protegida, garantindo assim um ambiente propício para a inovação e o crescimento da indústria da propaganda.
Somado a tudo isso, as agências podem explorar novas formas de colaboração e cocriação com seus clientes e stakeholders. Ao envolver os clientes no processo criativo desde o início, as agências garantem maior relevância e autenticidade em suas campanhas, ao mesmo tempo em que fortalecem o relacionamento com seus clientes.
Em suma, o desafio do compliance vai além da conformidade legal e ética: envolve a adoção de práticas inovadoras e responsáveis que promovam a diversidade e a inclusão, a sustentabilidade e a colaboração com todas as partes interessadas. Ao abraçar esses desafios e oportunidades, as agências de publicidade garantem seu próprio sucesso a longo prazo e contribuem para um mundo mais justo, inclusivo e criativo.
—
Silvio Soledade é Presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil). Artigo originalmente publicado no Propmark.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!