O mito da liberdade do empreendedor
Aparentemente, no mundo de hoje, muitos jovens odeiam seus empregos e sonham em se tornar empreendedores, para criar a sua própria startup e ter a liberdade de fazer o que quiserem.
Talvez, se você estiver trabalhando sozinho em uma startup que está apenas começando, você tenha a liberdade de tomar decisões sem muitas restrições, mas se o seu negócio crescer, isso mudará muito rapidamente.
No momento em que você tiver sócios ou cofundadores eles vão querer participar das decisões. Cada pessoa trará suas próprias opiniões, interesses e preferências. Você precisará ser flexível para acomodar seus diferentes pontos de vista e será forçado a abrir mão de parte da sua liberdade.
Você também terá funcionários colaboradores e, se quiser que eles sejam felizes e produtivos, precisará dar-lhes algum nível de autonomia. Você não será capaz de tomar todas as decisões sozinho. Mesmo que você seja responsável pela maioria das decisões, precisará explicá-las e justificá-las, caso contrário, seus funcionários vão te odiar.
Depois de arrecadar fundos, você também terá investidores que são donos de parte da sua empresa. Então com certeza você precisará explicar a eles como está usando o dinheiro que eles lhe deram. Esses investidores querem ver resultados concretos o mais rápido possível e farão pressão para atingir os seus objetivos.
Se os acionistas não estiverem satisfeitos com o seu desempenho, eles podem expulsá-lo da sua própria empresa. Sim, mesmo sendo fundador e CEO, você pode ser demitido! Foi exatamente isso que aconteceu com Steve Jobs na Apple.
Sua empresa também terá parceiros de negócios. Você acredita em situações ganha-ganha? Isso significa que você terá que acomodar as necessidades e exigências de seus parceiros de negócios. Numa situação ganha-ganha, por definição, você não pode fazer tudo o que quiser.
Necessidades do mercado
Finalmente, se o seu negócio for bem-sucedido, você também terá clientes pagantes. Eles vão pedir que você mude o seu produto. Eles exigirão novas funcionalidades, bem como modificações nas existentes. As necessidades de seus clientes influenciarão suas prioridades e terão impacto nos seus planos. Na prática, ter clientes satisfeitos é mais importante do que seguir o seu roadmap.
O conceito de Product-Market-Fit significa que você deve fazer um esforço para que seu produto se encaixe no mercado. Isso não significa que o mercado vai se adequar ao seu produto. Você não tem a liberdade de seguir apenas a sua visão e os seus instintos. Se quiser ter sucesso, você deve compreender as necessidades do mercado e se ajustar a elas.
Finalmente, se os seus clientes não estiverem satisfeitos, você será forçado a se adaptar. Talvez você precise mudar seu modelo de negócios. Pode ser necessário que você ofereça promoções, descontos e reduza seus preços. Isso tem um impacto direto nos seus sonhos de se tornar milionário o mais rápido possível.
Assim, se você realmente quer liberdade, se você realmente quer ser independente para fazer o que quiser, não se torne um empreendedor. Você deveria se tornar um artista. Boa sorte.
—
* Hayim Makabee mora desde 1992 em Israel. É CTO da Dooiu, uma Fintech Social inovadora e parceiro da APP Brasil. Atua em outras startups, tendo mais de 25 anos de experiência na indústria israelense de alta tecnologia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!