• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ARTIGO: A troca de pneu com o Marketing em movimento

27 de agosto de 2024/0 Comentários/em Artigos, Post de destaque/por Jessica

A frase “trocar o pneu do carro em movimento” é frequentemente atribuída ao economista austríaco Joseph Schumpeter. Não sei se ele realmente a disse pela primeira vez, mas estou certo de que ela se encaixa perfeitamente no cenário do marketing e da publicidade dos últimos anos. Com o avanço tecnológico e a democratização do acesso à informação, encontramos um consumidor que não é mais passivo diante das mensagens publicitárias. Ele se tornou um participante ativo e exigente, influenciando marcas e moldando tendências de mercado. Esse poder se manifesta pela capacidade de pesquisar, comparar e compartilhar experiências, onde avaliações e comentários em redes sociais impactam a reputação de uma marca.

Para navegar nesse ambiente competitivo, é imprescindível acompanhar o consumidor em movimento. Vencer esse desafio passa pela educação. Para os profissionais de marketing e publicidade, a educação contínua é fundamental para compreender as necessidades e desejos dos consumidores modernos, além de manter-se atualizado com novas tecnologias e tendências emergentes. Consumidores bem informados tomam decisões mais conscientes, considerando não apenas as características dos produtos, mas também aspectos éticos, impacto ambiental e responsabilidade social das empresas.

Nesse panorama, não podemos subestimar o papel das redes sociais e da internet. Com a proliferação de dispositivos móveis e o acesso constante à internet, os consumidores têm o poder de influenciar diretamente as marcas, criando diálogo contínuo e dinâmico. 

Além disso, a personalização e a segmentação de campanhas publicitárias se tornaram indispensáveis. Ganham vantagem competitiva as marcas que conseguem oferecer experiências personalizadas e relevantes aos seus consumidores. 

A inovação tecnológica, como o uso de inteligência artificial e big data, está redefinindo as estratégias de marketing. Essas tecnologias permitem análise mais precisa e em tempo real do comportamento do consumidor, possibilitando a criação de campanhas mais eficazes e direcionadas. 

Por fim, a responsabilidade social e a sustentabilidade são fatores críticos no marketing contemporâneo. As empresas que adotam práticas responsáveis e sustentáveis tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores. O marketing de causa, que associa marcas a causas sociais ou ambientais, vem ganhando espaço. Os consumidores cobram, cada vez mais, uma mudança de postura das empresas. Não uma maquiagem, um falso posicionamento. A imagem positiva de uma empresa pode descarrilar facilmente se esse compromisso for apenas de fachada.

—

Silvio Soledade é presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP). Artigo originalmente publicado na Revista ADVB.

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/08/shutterstock_347564798_Easy-Resize.com_.jpg 853 1280 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2024-08-27 16:44:352024-08-27 16:44:35ARTIGO: A troca de pneu com o Marketing em movimento
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
ARTIGO: O ISS no município de São Paulo e a base de cálculo para as agências...#159 – APPCast especial Banho de Diversidade
Scroll to top