• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Os algoritmos e os robôs jornalistas

24 de maio de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

No ano passado, quando estava na SXSW, um megaevento sobre conectividade, música, cinema e educação, em Austin, Texas, vi uma passeata contra robôs. Pediam menos robôs e mais pessoas nos negócios. Agora fico sabendo pelo sueco Mikael Ahlström, CEO da Hyper Island, uma escola e consultoria de aceleração digital, que na Suécia já existem robôs escrevendo a previsão do tempo e narrativas de esportes. E ele prevê que mesmo em outras áreas será possível um robô produzir uma narrativa. Com a enorme quantidade de informações disponíveis, um robô poderá ler os dados e escrever. No esporte, podem fazer o resumo dos resultados da rodada. Fatos policiais podem ser descritos: fulano atacou sicrano pelas costas, com tantas facadas, e está preso na delegacia tal. Na Suécia alguns jornais já têm robôs-jornalistas para tarefas simples. Os algoritmos buscam e organizam esses dados, identificam oportunidades, formam grupos e tribos e facilitam o trabalho de muita gente. Vão trabalhar para os humanos. Sugerir e programar nossas próximas férias, escolher o local, reservar hotel, comprar nossas passagens, indicar e comprar passeios, marcar restaurantes, escolher o que vamos comer. E pagar. Tudo isso sem termos pedido, mas a partir da análise de hábitos nossos e de manifestações de vontade, que expressamos nas redes. Em quase todas as atividades, algoritmos e robôs já estão em pleno trabalho.
As máquinas estão aprendendo umas com as outras, numa progressão geométrica e jamais imaginada. Fascinante e assustador. Vão acabar com o trabalho de muita gente. Mas não vão conseguir acabar com a criação, a dúvida, a inquietação, o medo, a ousadia, a paixão, a singularidade que nos diferenciam no fazer cotidiano. Que os robôs facilitem o trabalho repetitivo do homem, sim. Analisar, refletir, escrever e decidir para onde vai e como vai é uma atribuição de cada cidadão que se recusa a ser comandado sem interferir no processo. É uma prerrogativa de quem pensa. E robôs não pensam! Pelo menos, por enquanto.

Alfredo Fedrizzi é jornalista, publicitário e diretor da Escala Propaganda. 

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/1897000_10207374145291281_6987036539070277453_n.jpg 729 729 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-05-24 09:22:002016-05-24 09:22:00Os algoritmos e os robôs jornalistas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
APP Meeting – O profissional de comercialização na propagandaJogos Publicitários Inicio do Futebol Society
Scroll to top