• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA COMUNICAÇÃO FOI O FOCO DO 3o INOVADORES DE VISÃO

11 de novembro de 2014/em Artigos

“Design como contribuição à inovação na comunicação” foi o tema da 3a edição do Inovadores de Visão, encontro promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda e pela ESPM que ocorreu na última segunda-feira, dia 03, no auditório Renato Castelo Branco, uma das dependências da unidade da Vila Mariana. Com a proposta de discutir inicialmente a contribuição do design para a Comunicação, Gisela Schulzinger, Marise de Chirico e Lee Swain colocaram suas considerações, mediados por Gian Franco Rocchiccioli.
Como exemplo de inovação, a professora Marise de Chirico apresentou o case e a recente proposta da Revista Casa do Vaticano. Uma parceria feita com os alunos da graduação em Design e optativa de Criação, do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, resultou nas mudanças da 11a edição da revista. A ideia era que os estudantes criassem novas abordagens inspiradas pela obra O jardim das delícias terrenas, de H. Bosch. Dessa forma, o projeto tende a colocar o design como o autor da peça.
Para a 12a edição, a obra Seis propostas para o próximo milênio, do escritor italiano Italo Calvino, foi a escolhida para explorar a imaginação dos universitários. O texto aponta quais qualidades um autor deve trabalhar para transitar no novo milênio, abordagem que ajudou os estudantes de graduação em Design e Propaganda da ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Escolhemos uma imagem mais direta para atingir o aluno. Queríamos trabalhar com essa intertextualidade, sabíamos que o maior desafio era propor o designer como autor, porque estamos acostumados com o briefing, com o tipo de comunicação muito clara que não necessariamente passa pelo ponto de vista, opinião ou uma crítica do próprio autor”, pontuou Marise.
Em contrapartida, as mudanças mundiais, a facilidade de acesso e a velocidade da inovação foram destacados pela professora Gisela Shulzinger. Ela apontou a preocupação das marcas na construção de valores diante do público: “O Design passa a ser o condutor dos processos de inovação para construir esse valor”, afirmou.
Usando a Apple como exemplo, a profissional falou sobre a preocupação da marca em proporcionar ao consumidor algo que seja positivo, como o caso da escritora que voltou a ler e a escrever por causa do Ipad. “Como a Apple utiliza o design para construir valor para seus clientes? Não pela tecnologia em si, não pela beleza ou somente pelo projeto visual ou de usabilidade dos produtos, mas principalmente pra construir um sentido para as pessoas”.
Lee Swain ressaltou o Design multidisciplinar, onde se destaca o trabalho colaborativo e a junção de expertise de várias áreas para a produção. Abordando os grandes ícones do setor, Swain apresentou uma dinâmica a partir da pergunta “Qual a marca de refrigerante mais conhecida no mundo?”. A maioria dos presentes associaram os desenhos a uma única marca. Este gancho fez com que Swain mostrasse as mudanças das garrafas da Coca-Cola, detalhando a trajetória e a adaptação do produto devido à necessidade do consumidor: “Essa empresa não para de se reinventar e buscar novas fronteiras e novos desafios. Você consegue ver não só na forma, mas também nas fórmulas um investimento muito grande nas estratégias”, explicou.
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/design-2-scaled.jpg 1700 2560 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2014-11-11 17:31:252014-11-11 17:31:25A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA COMUNICAÇÃO FOI O FOCO DO 3o INOVADORES DE VISÃO
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
35a edição do Concurso Universitário de Campanhas PublicitáriasLuiz de Alencar Lara
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade