• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A importância do streaming na fiscalização publicitária no meio rádio

1 de junho de 2022/em Artigos

Por Rodrigo Garcia – Diretor da Fábrica Host

Cerca de 45% das empresas anunciantes no Brasil investem em publicidade apenas no rádio. Esta preferência tem uma justificativa: o rádio chega a 80% da população e sua credibilidade teve um aumento de 43%, segundo o mais recente levantamento da empresa de pesquisas Kantar IBOPE Media.

Junto com as novas tecnologias surgiram também novos mecanismos que permitem a fiscalização publicitária, que tem o trabalho de apurar se o que foi contratado em anúncios no rádio está mesmo sendo entregue pelas emissoras. Tais tecnologias se utilizam do streaming, que permite coletar dados em tempo real sobre a transmissão da programação completa das emissoras e, isso inclui, os anúncios publicitários veiculados.

Existe um mercado muito ativo neste segmento, que são as empresas especializadas em fiscalização publicitária, equipadas de sistemas de software que acessam ao streaming, gravam o que está sendo transmitido e aplicam algoritmos de análise que compara o áudio com o “DNA” dos spots dos anunciantes. E, com isso, identificam a quantidade de execuções, datas e horários que os comerciais foram veiculados.

Porém, quando ocorre instabilidade no streaming, os dados sobre a medição da audiência podem sofrer inconsistências. Por exemplo, se 10 ouvintes deram play no seu dispositivo para acessar a programação de uma emissora, estas 10 conexões serão registradas por estes sistemas das empresas de fiscalização. Agora, se acontecer uma instabilidade que possa interromper o sinal da rádio, a identificação da veiculação pode não acontecer, resultando em inexatidão da apuração dos dados coletados na fiscalização publicitária. Quando isso acontece, nos melhores casos, a emissora tem um trabalho dobrado para comprovar a correta veiculação, porém, há muitos casos onde a emissora simplesmente não fatura essas veiculações.

Evitando o trabalho manual na fiscalização publicitária

Quando não é possível coletar os dados sobre a transmissão, a fiscalização publicitária é afetada. Quando isso acontece, o fato pode estar relacionado a problemas no streaming, no envio do sinal da emissora até o provedor do streaming ou até mesmo na incompatibilidade do arquivo que foi enviado para veiculação. Neste caso, a rádio tem que fazer uma prestação de contas manual e incluir o recorte do “censura”, que é a parte gravada da programação obrigatória e exigida pela legislação do setor de radiodifusão. Uma burocracia enorme que pode ser evitada através da adoção do nosso novo encoder, que monitora em tempo real o envio do sinal e pode detectar uma queda de internet, energia ou até mesmo se algum colaborador parou o envio por engano ou fechou o programa.

O que ocorre muito é uma emissora que por algum motivo não conseguiu ser monitorada via streaming e também por problemas internos, não ter o recorte do “censura”! Isso ocorre porque na emissora faltou algum planejamento, uma segunda opção para que sua programação seja gravada. Existem hoje algumas opções no mercado para gravar em nuvem. Essa é a melhor opção para que a emissora sempre consiga “provar” que veiculou determinada publicidade, pois estando em nuvem a chance de perder é praticamente zero.

Somado a isso, o serviço de streaming, para melhorar a fiscalização publicitária, deve estar dotado de ferramentas de auditoria de dados em tempo real. Por isso, é vital fazer da tecnologia uma aliada da sua emissora. Pesquise as melhores opções com seus fornecedores, não dependa apenas do computador que está na emissora, já cansado da guerra, para evitar perdas financeiras.

 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Design-sem-nome-21-1.jpg 1080 1920 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2022-06-01 17:34:192022-06-01 17:34:19A importância do streaming na fiscalização publicitária no meio rádio
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
FÁBIO MENEGHATI É O CONVIDADO DO 2º GALO NA CUCA 2022, DA APP BRASIL“NETWORK, INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS” É O TEMA DO SEGUNDO WARMING FEST...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade