ARTIGO: Marque presença. Pra valer!
Um dos espaços e momentos em que mais ampliei conhecimento em minha jornada até aqui são os eventos de minha área.
Palestras, seminários, painéis, mini cursos, oficinas, webinars, lives etc.
Quando comecei na atividade de propaganda eles eram poucos. Hoje, ainda bem, são vários. Pagos, gratuitos, caros, baratos, acessíveis, não acessíveis, grandes, intimistas, nacionais, regionais, locais, internos. Tem para todo gosto e tamanho de bolso.
Eu aprendi e sigo aprendendo muito participando de vários deles ao longo do ano e sempre que possível. Ao longo do tempo e da trajetória profissional também passei a me envolver com o outro lado: o de organizar e promover estes encontros. Começando pela atuação na universidade, como coordenador de curso e depois diretor de unidade de ensino. Organizando semanas de comunicação, ciclos de palestras, aulas inaugurais e outras coisas. E mais recentemente através do trabalho na Associação de Profissionais de Propaganda do Vale do Paraíba (APP Vale).
Deixo sempre como dica aos meus alunos que participem bastante e intensamente de eventos de sua área. De preferência presencialmente. É importante para aprender além da sala de aula, para trocar experiências e conhecer gente. Caso você tenha a oportunidade de ter um momento de troca, após o término, com quem ministrou a palestra ou a oficina, muito melhor!
Faça anotações, fotografe os slides que julgar mais relevantes, faça perguntas… Marque presença! O que não pode faltar: vontade da sua parte. Tem que ter “fome de aprender”, “sede de vivenciar”. E isso não é papo de auto ajuda não.
Uma estratégia interessante até para organizar sua agenda e seu bolso é montar um calendário de eventos que você pretende participar no ano ou no semestre. E batalhar para cumprir o calendário.
Participar de eventos da área de propaganda e marketing lhe dará mais conhecimento, mais relacionamento, mais visão de mundo, mais repertório e mais desenvoltura profissional.
Esteja presente. Marque presença. Seja notado. Vale muito a pena!
________________________________
Josué Brazil possui 18 anos de experiência em agências e veículos, professor universitário há 33 anos com foco em Mídia e Redação Publicitária, e palestrante em temas como Mídia e Novos Cenários de Comunicação. Especialista em Mídia, Redação e Planejamento de Comunicação.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!