CURSO DE PROSPECÇÃO PARA AGÊNCIAS APP BRASIL – VOCÊ DE FATO QUER PROSPECTAR?
O quanto você quer uma conta? Esta foi uma das frases que embasaram a primeira aula do curso “Como prospectar sem perturbar?”, ministrado por Reginaldo Andrade, publicitário, especialista em prospecção, com mais de 30 anos de atuação na área comercial de grandes empresas e Adão Casares, publicitário com mais de 30 anos de experiência na área de mídia e atendimento de grandes agências do mercado.
O conteúdo trouxe reflexões relacionadas ao desejo de conquistar uma conta. A importância de avaliar o mercado, saber quais são as competências e fraquezas da agência, além de realizar uma autoanálise antes de iniciar a disputa de uma concorrência. “É imprescindível que em uma concorrência você procure entender como as outras agências atuam. Se você pegar o histórico das agências, é possível compreender como elas se posicionam”, pontua Adão Casares.
Os professores destacaram movimentos que são essenciais na hora de mostrar-se presente e ser notado, mesmo que seja discretamente. “São sinais que passamos e por meio deles, demonstramos interesse. Você vai a uma inauguração, manda uma mensagem ou até mesmo flores e marca presença de alguma forma”, exemplifica Reginaldo Andrade.
Exclusividade de ideias também foi assunto discutido no curso, destacando os riscos de apresentar ao cliente uma solução pronta, “muitas vezes o cliente pode pegar esta solução e usar, dizendo que não tem nada a ver com isso”, destaca Reginaldo. O assunto foi relacionado a um causo de uma marca que, ao receber alguma ideia, oferecia $100 e disponibilizava um termo jurídico que autorizava a utilização do projeto com outras agências, isentando a empresa de qualquer problema.
O primeiro encontro também proporcionou a apresentação de todos os participantes, expondo suas atuações e desejos com a prospecção. A atual edição do curso, reforça a representatividade da APP Brasil em território nacional, com inscritos de Tocantins, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, além de algumas cidades do interior de São Paulo como Ribeirão Preto, Jundiaí, Cerquilho, Vargem Grande do Sul e Jaguariúna. Além disso, a turma reúne participantes em diferentes estágios profissionais buscando qualificação e atualização para se destacar no mercado.
A experiência de Adão Casares e Reginaldo Andrade em grandes empresas/agências, torna possível a exposição de conteúdos exemplificados por meio de cases de sucesso, histórias de bastidores e vivências reais nas agências de publicidade. Para encerrar a primeira aula, os professores colocaram a importância de manter os contatos ativos, mesmo que seja numa mensagem de feliz aniversário.
Até a próxima!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!