• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Entrevista com Ana Maria Nubié, Chief Strategy Officer da Moma Propaganda

29 de junho de 2015/em Artigos

Ana Nubié é formada e pós-graduada em administração de empresas pela FGV/SP. É pioneira da indústria de marketing digital no Brasil, onde atua há 22 anos. Foi sócia fundadora da Agência Click Isobar e responsável pela Vice-Presidência de Atendimento e Novos Negócios. Participou de projetos on-line pioneiros, como o desenvolvimento do primeiro projeto comercial de web site e da primeira campanha de mídia digital, realizados no país. Foi a principal negociadora do projeto que trouxe o Google Street View para o Brasil. Ana é a Chief Strategy Officer da Moma Propaganda e participa de conselhos consultivos de empresas. Também faz parte do Comitê de Igualdade do IAB Brasil e do Grupo Mulheres do Brasil. Em abril de 2015, Ana foi eleita pela Abramark (Academia Brasileira de Marketing) para integrar o Hall da Fama do Marketing Nacional, iniciativa que reconhece profissionais e empresários por sua contribuição decisiva para a construção e o fortalecimento do marketing brasileiro.
ENTREVISTA
 1 – Você se formou em direito pela USP e no ano seguinte iniciou seus estudos na área de administração, finanças e marketing. Essa segunda formação era algo que você almejava desde o tempo da escola ou foi algo que você descobriu dentro da universidade?
Na verdade, sou formada em Administração de Empresas pela FGV SP e, simultaneamente, também estudei dois anos de direito na USP. Sempre quis ser uma executiva desde muito jovem e minha primeira opção sempre foi a FGV. Entrei na USP em direito pois considerava uma carreira alternativa, caso eu não gostasse ou não visse futuro na administração. Como isso não aconteceu não dei continuidade à carreira no direito.
2 – Após concluir sua segunda faculdade você iniciou uma pós-graduação. Foram longos anos em sala. Você diria que é uma pessoa que adora o ambiente de sala de aula?
Eu fiz minha pós-graduação, também em administração na FGV, dois anos após minha graduação. O motivo original para iniciar a minha pós-graduação foi porque eu queria mudar de emprego e achava que voltar à universidade reativaria minha network e me daria novas oportunidades. Isso efetivamente aconteceu e consegui um novo emprego.
 3 – Toda carreira tem um início, gostaria de saber como foi o seu primeiro emprego / estágio na área de comunicação?
Comecei a me envolver com publicidade em 1991 na Casa do Pão de Queijo na área de Marketing. Essa foi a oportunidade que consegui na pós-graduação da FGV. Nessa época me tornei gerente de Franchising. Mas meu primeiro estágio foi num banco europeu, ainda na faculdade, em 1988. Eu trabalhava na área financeira do departamento de Leasing.
4 – Você foi uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. Mas gostaria de saber, como se iniciou sua relação com o marketing digital?
Em 1991 fui trabalhar em uma empresa chamada Midialog, pertencente a um grupo de agências de propaganda chamado Propeg. Essa empresa era uma das primeiras empresas de multimídia do Brasil e cheguei a ela através da indicação do meu nome, feita por uma antiga colega de trabalho, ao presidente e sócio da empresa. Nessa empresa fui contratada como diretora de atendimento e depois de cinco anos me tornei sócia. Essa empresa passou a se chamar, em 2000, AgênciaClick.
 
5 – E sobre o seu curso de Digital Entrepreneurship na Hyper Island, como foi estudar em uma das mais renomadas instituições de mídias digitais do mundo?
Conheci o curso por indicação de amigos e através do Meio e Mensagem. O curso que fiz foi a Master Class Brasil no ano passado. Hoje pertenço ao Advisory Board do Hyper Island Brasil.
6 – Como surgiu a oportunidade de escrever no site Meio e Mensagem?
Fui convidada para ser colunista pelos editores do jornal, por conta da minha experiência no mercado publicitário, particularmente em relação ao universo digital.
7 – No site Meio e Mensagem você tem uma coluna na seção Ponto de Vista. Nos seus textos, muito se fala sobre a falta de conhecimento das empresas brasileiras no meio digital. O que você acha que precisa mudar para que essas empresa saibam explorar mais esse meio?
O universo digital é complexo. Envolve a integração de conhecimentos de comunicação, tecnologia, ciência sociais e matemáticas. Os executivos devem ter consciência de que o estudo e o aprendizado são necessidades constantes e não dá para parar de aprender nem achar que já sabe tudo ou que conhece todas as fontes.
É preciso estudar, se interessar e estar sempre aberto a novos interlocutores.

8 – O que te inspira na realização dos seus projetos?
Meu propósito é contribuir para o desenvolvimento de negócios no universo da comunicação de forma criativa, inovadora e ética. Esse desafio me motiva.
9 – O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Na sua opinião, quais especializações alguém que está iniciando no meio publicitário precisa adquirir?
Não existem especializações. Sinceramente acho que esse é um conceito ultrapassado.
Acho que os estudantes devem observar o mundo dos negócios e como ele opera e dentro disso como desejam participar do jogo.
A partir daí devem buscar o que estudar, sempre se lembrando que esse estudo se estenderá por toda a sua vida. A evolução é contínua.
Se a alguém aborrece a ideia de estudar um assunto pelo resto da sua vida, essa pessoa deve escolher uma profissão que não envolva aquele tema.
 
Entrevista originalmente publicada em:
http://comunicacaoalemdaconta.blogspot.com.br/2015/06/vc4-entrevista-ana-maria-nubie.html
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/06/post1.jpg 463 567 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2015-06-29 12:32:522015-06-29 12:32:52Entrevista com Ana Maria Nubié, Chief Strategy Officer da Moma Propaganda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Ministro Marco Aurélio Mello toma posse no Instituto Palavra AbertaCannes 2015: confira os vencedores dos 108 prêmios para o Brasil
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade