• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Fraude Robótica na Publicidade Digital: É Hora de Agir

13 de outubro de 2016/em Artigos

Em Blade Runner, aclamado thriller dramático de ficção científica realizado em 1982, o policial Rick Deckard caça andróides sintéticos – os “replicantes” – que estão à solta, perpetrando crimes. Dada sua extrema capacidade de se passarem por humanos, Deckard precisa se valer de seus conhecimentos e de um certo teste Voight-Kampff para corretamente distingui-los, antes de sua eliminação.
Hoje, a realidade imita a ficção, pois para identificar sofisticados robôs (ou simplesmente “bots”) que simulam o comportamento humano na web, gerando falsos visitantes, falsas impressões e  falsos cliques, também dispomos de sofisticadas ferramentas anti-fraude robótica.
Rapidamente, a fraude robótica da publicidade digital se transformou no principal crime cibernético, superando as fraudes bancárias. Estimativas, de certa forma conservadoras, prevêm que tal prática criminosa deve gerar cerca de US$ 7,2 bilhões de dólares ainda em 2016 e seguir crescendo globalmente a taxas anuais de dois dígitos.
São quadrilhas organizadas de alcance mundial, simulando organizações paramilitares, com hierarquias e funções estabelecidas, que atuam e vicejam no complexo ecossistema da mídia digital, invadindo, infectando e fraudando computadores, sistemas e sites, causando prejuízos econômicos a anunciantes, agências e publishers.
Em sua forma mais simples, implementada por hackers “soldados rasos”, os teclados, cookies e IPs de computadores são sequestrados por um malware, gerando um segundo plano de navegação. É como se um outro você, mas sintético e artificial, um “replicante”, navegasse pela internet, fingindo seu comportamento, suas escolhas, seus interesses.
A cada dado momento, só nos Estados Unidos, onde a detecção de fraude robótica na publicidade digital está mais avançada, espantosos 30% dos computadores domésticos apresentam rotativamente tal forma de invasão, gerando cerca de 2/3 das fraudes robóticas detectadas.
Mas outras e mais complexas formas mais sofisticadas de fraude é que revelam a audácia e a capacidade destas gangues,  já que mesmo as mais recentes técnicas e métricas de aferição não representam barreiras para os hackers. Como exemplo, seus bots já conseguem simular taxas de viewability de 43%, apenas marginalmente abaixo das médias humanas.
A prática está demonstrando que a caça à fraude robótica é uma verdadeira “guerra de gato e rato”; deve ser cotidiana, constante e incansável, onde novas técnicas de fraude sempre exigirão novas formas de combate. Neste sentido, veremos um papel crescente de empresas independentes focadas em cybersecurity, novos participantes no ecossistema de mídia digital, oferecendo sistemas continuamente aperfeiçoados de detecção precoce, determinística, multiponto e em real-time.
Em tempos de busca de eficiência e discussão sobre ROI,  não vale se questionar quanto de seus investimentos vêm sendo fraudados,  sem que você saiba? Em tempos de boa governança e responsabilidade corporativa, não tira o sono saber que há evidências de que os recursos gerados pela fraude robótica têm conexão com o narcotráfico, tráfico de armas e até de seres humanos, agregando uma terrível dimensão de horror e morte à aparente banalidade de um inofensivo mas falso clique?
Anunciantes, agências e publishers, é hora de agir e combater.
Luiz J. Kroeff, economista, publicitário e mestre em ciências sociais, atualmente responsável pelo desenvolvimento de negócios na América Latina para a TOMORRO\\\

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/jac_6218.jpg 1424 2144 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2016-10-13 16:53:382020-08-07 18:24:51Fraude Robótica na Publicidade Digital: É Hora de Agir
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
ESPM no Cinema apresenta sessão INBOUND MARKETINGO FUTURO É HOJE – CRIAÇÃO
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade