Indústria da Comunicação discute LGPD com representantes da Presidência e do Congresso
Debate abordará o impacto da Lei sobre as empresas de Comunicação
A Coalizão da Comunicação Social convidou representantes do Senado, da Câmara e da Presidência da República para discutir o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre a indústria da Comunicação. O evento será transmitido pelo YouTube na próxima terça-feira (13), a partir das 17h.
Representando a Secretaria Geral da Presidência da República estará Daniela Ferreira Marques, assessora-especial da subchefia para assuntos jurídicos. Fabrício da Motta Alves será o representante do Senado e Danilo Doneda, da Câmara. Ambos foram escolhidos pelo Congresso como conselheiros da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que será responsável pela fiscalização das empresas na adequação à LGPD.
Também compõe a mesa Vitor Morais de Andrade, professor de Direito da PUC-SP e representante da Coalizão.
O link do debate já está disponível.
(https://youtu.be/SJhJ4yveOYo)
A Coalizão
A indústria da comunicação reuniu um grupo de 14 associações[1] para discutir a temática da proteção de dados, defendendo a criação da Lei Geral de Proteção de Dados e a de estruturas que possam dar sustentação à Lei, concentradas na figura da autoridade nacional.
Para as empresas do setor, a criação da autoridade vai ajudar a estabelecer normas e diretrizes, analisar e validar códigos de boas práticas e conduta. A Coalizão se posiciona em prol da composição técnica do Conselho da ANPD, que possui 23 cadeiras, a maior parte delas, ainda vaga.
Para o grupo de associações, os setores responsáveis por manipular o maior número de dados precisam integrar a discussão para que sejam não só objetos do escrutínio público, mas também cases de aplicação da Lei para os demais setores da economia nacional.
ANPD
A ANPD foi criada por meio de um decreto presidencial no ano passado, porém, mesmo depois da sanção presidencial, a autoridade ainda não foi regulamentada para dar às empresas diretrizes sobre como as empresas devem agir diante das novas exigências.
[1] ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados, a ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais, ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, AMPRO – Associação de Marketing Promocional, ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas, ANJ – Associação Nacional de Jornais, APP BRASIL – Associação dos Profissionais de Propaganda, CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social e FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão
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