LICA BUENO FALA SOBRE CARREIRA, INOVAÇÃO E REINVENTAR-SE, NO APPCAST
Incertezas, perguntas e mais perguntas. Por onde começar? Pra onde ir? Como será para ingressar na carreira? E depois? Certamente essas dúvidas são as mais frequentes nos estudantes de todo o mundo.
Para falar especificamente da área de publicidade e propaganda, e dar aquela ajudinha neste questionamento, convidamos LICA BUENO, DIRETORA E SÓCIA DA SUNO UNITED CREATORS, e os estudantes Amanda Santos, Anhembi Morumbi; Gustavo da Cruz, Belas Artes; Mattheus Soares, Belas Artes e Vínicius Mello, UNIS Varginha para um bate-papo descontraído sobre carreira, mercado publicitário e como é esse processo de se reinventar. Todos os dias.
“Trilhando minha carreira na área de publicidade e propaganda” é o tema desta edição do APPCAST que esclarece pra vocês pontos como:
- Qual o papel da publicidade neste momento da pandemia e como você vê o futuro da humanização de marcas na publicidade?
- Qual foi sua dificuldade na carreira e quando você se viu num beco sem saída?
- Em 2018 a Suno ganhou o Gran Effie, principal prêmio da versão brasileira do Effie Awards, com o case do Black Week Santander, o como foi ter a ideia deste case e todo o processo de criação?
- Economia Colaborativa: é um movimento mais confortável para as agências ou isso gera uma bagunça na organização interna?”
- Já recebeu alguma crítica que te mudou muito? Mudaria alguma coisa na sua carreira?
- Destaque um grande trabalho na sua carreira, aquele que você olhou e pensou ‘nossa que legal’”
- Como é entender que o cuidar de mídia se transformou em cuidar de gente?
Você encontra o podcast da APP Brasil na íntegra, no canal APPCAST nas principais plataformas, Spotify, Google Podcast, Apple Podcast e Deezer.
Confira alguns trechos da entrevista:
Mattheus Soares – “Neste momento de pandemia ainda existe oportunidade para o publicitário? Existem algum caminho para seguir? Qual conselho você daria para eles?”
LICA BUENO – “A PRIMEIRA COISA QUE TENHO PARA COMEÇAR SUA RESPOSTA É NÃO DESISTE NÃO. Tem espaço e a publicidade, o marketing e a propaganda vão continuar sendo muito importante e cada vez mais relevante.
…
O ponto é que que tudo está mudando, o mercado de agências e o mercado do escopo de trabalho do publicitário até agora ele já começou a mudar bastante e eu imagino e VEJO QUE VAI MUDAR AINDA MUITO. EU ACREDITO QUE A GENTE NÃO PODE TER MEDO DESTA MUDANÇA.”
Amanda Santos – “Quando começou na carreira, tinha alguma área que desejava seguir ou estava aberta a conhecer várias?”
LICA BUENO – “Quando eu comecei na ESPM eu até optei pela ESPM porque tinha essa de Propagada e Marketing e eu achava que queria muito mais marketing do que a propaganda em si, então entrei com a ideia de trabalhar no mkt de clientes.
…
Na época, por exemplo, eu sabia que eu não seria uma pessoa de criação. Sempre fui uma pessoa mais na de exatas, então eu sabia que eu queria mais negócios.”
Vinícus Mello – “O que você aprendeu na faculdade que foi útil no seu tempo no FB?
LICA BUENO – “O que eu acho que a faculdade me deu de BASE FOI A CAPACIDADE DE DEFENDER PONTOS DE VISTA, DE DISCUTIR SOBRE ARGUMENTOS TÉCNICOS DE UMA MANEIRA MAIS ESTRATÉGICA, porque muitas vezes você é muito bom técnico, você tem toda base, mas se você não consegue argumentar e criar todo um raciocínio sobre esse técnico, não adianta nada”.
Gustavo da Cruz – “Qual sua visão sobre o empreendedorismo feito por publicitários atualmente, neste momento de pandemia e nesta situação que estamos?
LICA BUENO – “Neste momento específico da pandemia, acho que o empreendedorismo está num momento super delicado e não é só em publicidade, as pessoas estão lutando para viver um dia após outro, mas todo momento de crise é uma oportunidade, já diria os experts de administração.
…
Em publicidade, falando um pouco antes do momento pandemia, mas já um momento de crise para o mercado publicitário, mercado das agências, que já há uns dois anos este novo modelo das agências vem sendo questionado e isso já vem acontecendo há um tempo, SÓ QUE MUITAS PESSOAS ENXERGARAM UMA OPORTUNIDADE NESSA QUEBRA DESTE MODELO, a Sumo foi uma dessas empresas, que ainda não tem nem três anos e eu sai do FB pra empreender e abrir uma agência e todo mundo olhava pra gente e falava ‘você é louca?’.
…
E a gente acreditava muito que exatamente neste modelo o mercado estava demandando um novo tipo de serviço, de profissional, uma nova postura desse mercado.”
Silvio Soledade – “Gostaria de saber se a Lica está se reinventando agora como empreendedora”
LICA BUENO – “EU TENHO ME REINVENTADO A TODO MOMENTO, estudado muito mais, na parte de gestão da empresa, de pessoas, de sociedade, que é um outro desafio, obviamente são pessoas diferentes. EMPREENDEDORISMO É UM OUTRO TIPO DE CASAMENTO, mas é um casamento, então como gerir essa relação. Então é super importante quando você empreende, em alguns caso se reciclar e em outros aprender uma coisa completamente nova.”
Vinícus Mello – “Qual mensagem ou conselho você pode deixar para os futuros publicitários? Pra essa galera que vai entrar no mercado de trabalho, que está saindo da faculdade agora ou até mesmo para os mais novos que estão ingressando agora na faculdade.”
LICA BUENO – “MANTER OU CONQUISTAR UM ESPÍRITO TRANSFORMADOR. A TAL DA RESILIÊNCIA. TUDO MUNDA TODO TEMPO, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO SEJA BOM.
Vai sobreviver quem tiver essa capacidade de mudar junto com o mercado, quem for essa metamorfose ambulante.”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!