• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Os impactos da pandemia na Comunicação Catarinense

12 de maio de 2020/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Jailson José de Sá, publicitário e CEO do portal AcontecendoAqui

Por mais que a indústria da propaganda tenha como missão olhar à frente para ajudar marcas a se anteciparem às tendências, ninguém do setor estava preparado para as consequências de uma pandemia como a que estamos vivendo. Todo mundo está correndo atrás em busca do modelo de negócio para sua sobrevivência. Mercados regionais sofreram mais.

Santa Catarina é a sexta maior economia do Brasil. PIB em 2019 na faixa dos R$ 300 bilhões. A veiculação publicitária anual é na faixa dos R$ 1,4 bi. No Estado há em torno de 100 agências de propaganda sindicalizadas distribuídas em 5 regiões com economias sedimentadas.

Neste momento, as licitações de maior relevâncias estão paradas e isso afeta boa parte das agências. Na Capital e na Região Sul a queda de faturamento supera os 50% na maioria das agências. Nas demais regiões agências registram cancelamentos e paralisações sucessivas de parte de seus clientes e estão buscando negócios junto aos clientes locais de todos os tamanhos.

Fornecedores e veículos também acusam quedas na faixa dos 50% e só enxergam possível melhora a partir de agosto. Como a maioria dos anunciantes está se voltando para a web, a competição vem aumentando e jogando os preços para baixo.

Verifica-se crescimento nas demissões e várias agências estão assumindo que o modelo home office deverá permanecer para sempre. Há consenso entre os empresários que daqui para frente será necessária uma revisão nas estruturas, nos salários e nos valores cobrados dos anunciantes.

Jailson José de Sá, publicitário, trabalhou na Ogilvy por 7 anos em Porto Alegre e São Paulo. Dois anos na Ziegelmeyer Pimentel Propaganda, depois ingressou no Banco Real, na Gerência de Propaganda. No Real trabalhou por 22 anos onde foi Diretor Executivo da “House-Agency” do Grupo. Em 2003 fundou o portal AcontecendoAqui em Santa Catarina. O portal é detentor de dois Prêmios Colunistas: 2006 como Porta Voz da Propaganda Catarinense e em 2015 como Veículo Eletrônico do Ano. É membro do Conselho de Ética do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de santa Catarina.

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/01/jailson.png 872 680 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2020-05-12 20:16:402020-05-12 20:16:40Os impactos da pandemia na Comunicação Catarinense
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
CREATIVOSBR É A NOVA AGÊNCIA DA LEYARD BRASIL, LÍDER MUNDIAL EM PAINÉIS...APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda# 06 – Marcas – Propósito como diferencial competitivo
Scroll to top