Presidentes Criativos comandaram o 32º Fórum de Debates da APP
“Seja um líder incompleto” uma das frases marcantes do último Fórum de Debates realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda na manhã da última quinta-feira, dia 25, que lotou o auditório da ESPM, na Vila Mariana.
Presidente Criativo foi o tema que inspirou os convidados Alexandre Gama, presidente da Neogama; Hugo Rodrigues, presidente da Publicis e Mario D’Andrea presidente da Dentsu, a nos darem uma verdadeira aula de liderança e atitude coorporativa.
Três criativos compartilharam com os presentes suas trajetórias, experiências e vivencias profissionais que os conduziram ao cargo que ocupam atualmente, a liderança das agências.
Alexandre Gama deu inicio as apresentações defendendo a importância de manter a qualidade nos serviços, sem que a qualidade criativa seja comprometida. Como líder, sua preocupação é sempre exercer a Equação de Valor, que mantem a relação custo/beneficio resultando valor. “As pessoas ou agências precisam entender que o valor gerado para uma marca é maior que o custo”. Com esse ponto de vista Gama defende que “Cases são mais importantes que prêmios”.
“Louvor do líder incompleto”, artigo publicado na Harvard Business Review, foi o que Hugo Rodrigues usou para embasar sua apresentação. Discutindo a ideia equivocada do que as pessoas esperam de um líder, defende o conceito do líder incompleto, onde o profissional é capaz de identificar a dependência de outros profissionais, agregando pessoas e criando um ambiente mais corporativo que hierárquico. Para Hugo, a tecnologia é uma grande aliada aos líderes incompletos, pois torna possível a aproximação de pessoas que podem ajudar.
Hugo ilustra o conceito impossível de “ser completo” usondo um gráfico ilustrando o “bombardeio” de informações e produção de conteúdo nas principais plataformas digitais, em 60 segundos.
“Ser presidente de uma agencia tem a ver com como eu encaro o mundo que esta em minha volta e provoco a reação das pessoas”, destacou Mario D’Andrea, presidente da Dentsu. Intitulando-se um “cara especializado em pessoas”, reconhece que os consumidores mudaram, mas as pessoas não. Diante dessa linha destacou o trabalho que realiza de “entender as pessoas e seus valores” junto com o trabalho de “entender a marca e seus valores”, assim consegue criar uma ponte conectando os dois. “Ponte é lugar de passagem, é uma ligação direta, meu trabalho é a ponte, eu não posso aparecer mais do que o destino que se quer chegar”, destacou.
Finalizou com o case da Canon, demonstrando a ideia de envolver o emocional das pessoas. A ideia produzida para o Dia das Mães tem como conceito registrar as primeiras reações em momentos marcantes.
O debate, conduzido Renato Pereira, VP da APP e diretor da TV Globo.
O 32 Fórum de Debates contou com o patrocínio da TV Globo e da Adstream, com apoio do jornal Propmark, agência Zoegas, Gtec e Casa do Bom Conteúdo.
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