• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Quantos países cabem no Brasil? A Transformação Digital pelo ângulo da inclusão

25 de março de 2021/em Artigos

No mundo dos negócios, uma coisa já ficou clara: empresas que não passarem pela Transformação Digital não vão conseguir sobreviver. Será?

Uma pesquisa feita pela KPMG aponta que mais de 50% dos principais executivos brasileiros devem investir em Tecnologia para compra de equipamentos e treinamento de equipes. A pandemia acelerou a Transformação Digital nessas empresas, apresentando muitos cenários que antes se esboçavam apenas como tendência.

A Transformação Digital chegou também às MPEs, de acordo com o Sebrae, que afirma que a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27%, e 73% de empresas que fazem negócios pelo whatsapp dizem que ampliaram o número de vendas durante a pandemia.

Mesmo com tantos números positivos, alguns empresários ainda resistem em adotar o digital em suas empresas. Por quê?

A resposta está diretamente ligada à inclusão digital e a pandemia escancarou ainda mais a disparidade existente em nosso país. Enquanto muitos negócios até prosperaram durante o último ano, algumas empresas não conseguiram sobreviver, e nem foi por falta de investimento em processos ou equipamentos.

A questão é que a desigualdade digital exclui os clientes de empresas totalmente digitais. No último domingo, 22/3, a Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre a crise no comércio do Nordeste, exatamente por causa dessa desigualdade.

O caso de um comerciante dono de uma rede de lojas de sapatos é ilustrativo. Seu negócio está fincado num modelo analógico: o comprador escolhe o produto dentro da loja e pode parcelar o pagamento por carnê, que também deve ser pago presencialmente, dentro da loja. Isso estimula a próxima compra, que acontece quando o cliente paga suas parcelas. Esse modelo de negócios existe nessa rede de lojas há 94 anos.

Com certeza essa empresa pode se atualizar, criar um e-commerce e comercializar sapatos pela internet. Há um enorme custo embutido que é preciso estar disposto a pagar: investimentos em um novo modelo de negócios, treinamento de funcionários, marketing digital. Toda uma nova realidade que não se estabelece da noite para o dia, mas que será fundamental para sobreviver em tempos de distanciamento social.

Nossa desigualdade se faz presente a cada instante

Minha pergunta é: e os clientes? E aquela pessoa que simplesmente não tem acesso à internet, ou que não domina as novas tecnologias ou que não confia o suficiente para fazer uma compra? E quem não tem conta em banco, cartão de crédito e não sabe como pagar um boleto?

Claro, sempre vai haver um sobrinho, um vizinho ou um amigo para ajudar a fazer um pagamento no ambiente digital, e até mesmo fazer uma compra. Mas pense, se uma compra é emocional, como essa pessoa será atingida?

A conquista de ir até uma vitrine, escolher um par de sapatos, entrar na loja e comprar, ainda que num ambiente virtual, não existe para o excluído digital. E mais uma vez, a exclusão acontece e reforça a desigualdade que a pandemia nos mostrou com toda a clareza.

Não tenho respostas, mas sei que elas certamente passam pela Educação e por um projeto de sociedade inclusiva.

 

Marta Gucciardi

Mentora e Estrategista de Negócios | Especialista em Comunicação e Cultura Organizacional | Ajudo empresas a definir seu propósito e posicionamento para engajar colaboradores e clientes | Diretora de Marketing da Abmen

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Marta-Gucciardi.jpg 1080 1920 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2021-03-25 18:26:372021-03-25 18:26:37Quantos países cabem no Brasil? A Transformação Digital pelo ângulo da inclusão
1 responder
  1. Adão Casares says:
    14 de abril de 2021 às 13:35

    Muito bom Marta, gosto muito, o digital deu um salto de uns 7 anos no Brasil.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
CURSO DE PROSPECÇÃO DA APP BRASIL APRESENTA NOVAS PERSPECTIVAS DE APRESENTAÇÕES...SILVIO SOLEDADE ASSUME A PRESIDÊNCIA DA APP BRASIL
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade