• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Walter Longo fala sobre o Trilema Digital no 21° Festival Mundial de Publicidade de Gramado

8 de junho de 2017/em Mercado

A edição de 2017 do Festival Mundial de Publicidade de Gramado iniciou ontem,  7 de junho, com a palestra “O Trilema Digital”, ministrada pelo Presidente do Grupo Abril, Walter Longo. Ele discursou sobre os principais “trilemas” que a tecnologia e a sociedade globalizada provocaram no modo de pensar e agir. Longo apresentou as questões de Exteligência, Tribalismo e Compartilhamento e as classificou como trilemas, pois não as julga como problemas. Afirmou que as notícias amargas de tempos difíceis são o custo que temos para criar um novo Brasil: “São as dores de parto de um novo país, não sabemos se será cesariana, ou natural, mas um novo país, que com muito orgulho e felicidade vamos entregar aos jovens”, explica.
Com a apresentação do trilema, Longo fez um alerta a todos sobre os desafios, responsabilidades e impactos determinantes que o universo digital traz para a sociedade e a economia, sendo o primeiro deles a Exteligência, fenômeno causado pela falta de curiosidade. “Antigamente todas as informações eram guardadas na memória, hoje, tudo o que queremos saber está disponível ao toque de um botão, o que é espetacular para a sociedade, porém, sem informação na cabeça os neurônios não fazem sinapse, ou seja, não há criatividade e geração de insights”, afirma o palestrante. Segundo Longo, isso nos leva a exteligência em rede, onde existe a perda na qualidade do pensamento. “Sem o combustível do pensamento, não vamos muito longe. A curiosidade é uma atitude ativa e não passiva, estamos no momento em que mais podemos aprender e não queremos aprender, pois a internet nos liberta de cruzar o que não temos interesse”.
O segundo trilema trata-se do Tribalismo, ou seja, nada do que é diferente nos atrai: “Quando eu era mais novo, acabava por fazer tudo o que meus pais faziam, ouvia música clássica junto com o meu pai, mesmo não gostando, o que com o tempo, se tornou um hábito e eu acabei por apreciar esse estilo musical, o que hoje não acontece. O que contradiz a nossa opinião não nos interessa e não queremos saber”, exemplifica. Segundo Longo, é preciso ampliar os horizontes para o contraditório, pois ele força a rever, confirmar e até mesmo alterar certos conceitos, gostos e opiniões, muitas vezes desconhecidas. “Só lemos opiniões que estejam de acordo com as nossas crenças. Além disso, são formados grupos que discutem temas como política e até mesmo ciência, para combater outros grupos que pensam diferente. Estamos assistindo o fim do contraditório e a perda de opinião, isso se reflete na indiferença e na violência”, completa.
Já o terceiro trilema trata-se da questão dos riscos do compartilhamento e consumo consciente, nesta questão, o palestrante afirma que o mundo valoriza cada vez mais a redução do consumo e isso apresenta um enorme risco para a desaceleração da espiral econômica. “Um exemplo disso são empresas como o Airbnb, que embora sejam fundamentais para o desenvolvimento sustentável, pois representam menos construções de hotéis, apartamentos e, consequentemente, menos emprego e geração de renda”. Longo questionou sobre como vamos reduzir o consumo, mas avaliar o sucesso de uma empresa pelos seus números de produções e expansão? Para o palestrante, é necessário avaliar os modelos e encontrar uma solução para a crise eminente.
O palestrante finalizou com a afirmação de que a beleza da raça humana está na capacidade de encontrar soluções para tudo e continuar evoluindo. “Se não fossemos pessimistas talvez não encontrássemos soluções tão rápidas,  pessimistas são fundamentais na sociedade”. Longo concluiu a palestra com a ideia de que ser sustentável é contribuir com inteligência e criatividade, para tanto, é necessário abraçar o contraditório, colocar ideias na cabeça e fazer diferente para fazer a diferença.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/06/crdito-cristina-limapucrs.jpg 1248 1335 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2017-06-08 17:41:092021-04-28 18:41:47Walter Longo fala sobre o Trilema Digital no 21° Festival Mundial de Publicidade de Gramado
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Confira nosso presidente Ênio Vergeiro no STJ Cidadão sobre publicidade i...Como prospectar sem perturbar?
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade