# 08 – Responsabilidade Social, sustentabilidade e propaganda: muito além do discurso
As questões sobre ética e responsabilidade social, mais do que uma tendência de mercado, são uma necessidade. A sociedade de consumo encontra-se hoje num estágio muito avançado, e as relações de consumo se tornaram mais complexas, já que o consumidor tem à sua disposição uma gama de opções quase infinitas. Com a proliferação das possibilidades de escolha, tanto de produtos como de serviços, o consumidor moderno se torna, a cada dia, mais exigente e mais consciente. Diante de escolhas cada vez mais subjetivas, visto que a diferenciação entre produtos é cada vez menor, as questões sobre responsabilidade social passam a ser um diferencial competitivo adotado pelas empresas e percebidos pelos consumidores como valorização das marcas.
Trabalhar ideias que promovam boas atitudes em vez de vendas forçadas fará com que a percepção daquela determinada marca seja ainda melhor. Em tempos de pandemia, fazer a diferença deixou de ser o clique no botão da simpatia para ser o toque delicado no botão da empatia.
Para falar sobre o assunto convidamos:
PaulinaChamorro – Jornalista e podcaster
Já viajou por todo nosso litoral a bordo do Mar Sem Fim pesquisando nossa população ribeirinha.
Atualmente tem um projeto chamado vozes do planeta além de apresentar projeto Tom da mata que faz parte dos Pacto pela restauração da mata atlântica e projetos do WWF.
Ricardo Voltolini: CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. Escreveu mais de 10 livros, entre os quais se destacam Conversas com Lideres Sustentáveis (Editora Senac/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Editora Campus/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015). Realizou mais de 1000 palestras, mentor de vários líderes empresariais. Diretor de Sustentabilidade da ABRH.
Percival Caropreso: Publicitário, trabalhou 30 anos na McCann-Erickson em quatro diferentes períodos. Há mais de 25 anos participa de projetos de comunicação para o fortalecimento e desenvolvimento do Terceiro Setor no Brasil de forma militante e voluntária, como cidadão. Como profissional, é fundador da Setor 2 ½ – Assessoria de Planejamento Estratégico em Responsabilidade Social e Sustentabilidade para Empresas e ONGs.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!