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“Boca de Urna” Black Friday: Sobe de 48% para 63% o número de pessoas que pretendem aproveitar as promoções

24 de novembro de 2020/em Mercado

Eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos devem ser as categorias mais procuradas pelos consumidores, aponta pesquisa feita pela Social Miner em parceria com o Opinion Box, que revela ainda que 24% devem gastar mais de R﹩1000

 

Mais da metade dos brasileiros, 63% para sermos mais precisos, pretendem fazer compras na Black Friday, 18% estão indecisos e 11% já estão aproveitando os descontos. É o que revela a pesquisa “Boca de Urna” Black Friday realizada pela Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados -, em parceria com o Opinion Box. O estudo indica ainda que, entre os 92% que vão consumir ou ainda estão em dúvida, as categorias mais procuradas devem ser eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis, como podemos ver no infográfico:

E o “esquenta Black Friday” vem se mostrando uma boa estratégia: 31% do público engajado com a data pretende começar a comprar antes de 27 de novembro. Por isso, as marcas que já colocaram no ar suas campanhas de ofertas largaram na frente. Mas a maior parcela dos consumidores, 45%, segue na intenção de comprar apenas no dia do evento. E o ticket médio está animador para os varejistas: 24% pretendem investir mais de R﹩1000, 18% entre R﹩500 e R﹩1000, e 9% entre R﹩400 e R﹩500. A forma de pagamento mais popular, escolhida por 61% dos respondentes, deve ser o cartão de crédito, seguida pelo cartão de débito, escolha de 38% dos entrevistados, e dinheiro, com 32%. A novidade aqui é o Pix que, apesar de recém lançado, surge como opção de pagamento para 11% das pessoas .

Sobre as principais motivações dos consumidores, a busca por itens de necessidade deve levar 58% a aproveitarem as promoções. Os itens de desejo aparecem em segundo lugar, com 50%. E também tem gente pensando em garantir as compras de Natal ou adquirir itens que facilitem a nova rotina, na qual se tem passado mais tempo em casa:

 

O canal que deve ser mais usado pelos clientes na hora de comprar é o aplicativo das lojas, com 65% da preferência, seguido pelos e-commerces e lojas físicas, ambos com 42%. Já a pesquisa por promoções deve passar, em sua grande maioria, pelos ambientes digitais, sendo que 62% dos compradores deve buscar ofertas pelos apps, 57% em sites de busca, 37% em comparadores de preços, e 31% nas lojas físicas. Tal comportamento evidencia ainda mais a importância de os varejistas investirem em estratégias omnichannel, que integrem ações tanto online quanto offline, ampliando as oportunidades de engajamento e vendas.

Vale destacar também que a Black Friday, que chegou por aqui em 2010, já faz parte da vida dos brasileiros, sendo que 99% disseram saber o que a expressão representa. E, se o evento trouxer ofertas vantajosas, pode acabar atraindo até 63% daqueles que estão indecisos ou que não pretendiam consumir na data:

 

Agora, se dá para mudar de ideia e resolver consumir durante o evento, também é possível desistir da compra, sendo que taxa de frete ruins e falta de confiança são alguns pontos de atenção para os varejistas:
Além disso, é fundamental que as empresas se atentem ao comportamento dos consumidores, para criar experiências personalizadas, que incentivem o engajamento e fidelizem o público. Nesta Black Friday, por exemplo, 24% dos consumidores pretendem comprar na mesma loja na qual consumiram durante o evento do ano passado, reforçando algo que Ricardo Rodrigues, um dos fundadores da Social Miner, frequentemente destaca: “Se a experiência é boa, o cliente volta”.
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