• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

No Dia do Mídia, uma reflexão sobre o hoje e o amanhã

21 de junho de 2021/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Antonio Toledano – Sócio e Co-presidente da Pátria Comunicações e VP da APP Brasil

“O mercado está mudando” – há quanto tempo estamos lendo e ouvindo essa frase? E há quanto tempo não estamos vivendo diariamente esta mudança? É claro que todas as transformações que o nosso mercado de comunicação, assim como tantos outros, estão passando, tem alterado – e muito – os “job description” dos atores envolvidos. Mas, sem dúvida alguma, o profissional de mídia é um dos mais (se não o mais) afetado pela mudança.

Quem diria que o já árduo trabalho de pesquisar, planejar, negociar, executar e checar as melhores opções para aproximar marcas de seus potenciais consumidores, num leque hoje chamado “off-line”, seria quase que uma brincadeira com o avanço da tecnologia a qual, apesar de oferecer ferramentas que facilitam e automatizam processos, também abriu milhões -literalmente milhões – de opções?

Hoje, o profissional de mídia não trabalha mais com escala, onde se veiculam peças publicitárias em espaços preestabelecidos para comunicação das marcas. Ele tem pela frente desafios na forma de conteúdo, influenciadores, aplicativos, recursos digitais, customização de ativos OOH, branded contents, marketplaces e tantos outros.

Ele não é mais um profissional “de” mídia. E sim um profissional “da” mídia.

Temos como grande exemplo o Grupo de Mídia de São Paulo, que está se reposicionando no mercado e se reinventando com a nova realidade. Os profissionais de mídia, antes concentrados nas agências de publicidade, hoje, com as novas necessidades de cada um dos players da indústria e com os novos modelos de negócio, estão se espalhando por diversos lugares: agências, anunciantes, plataformas, institutos de pesquisa, veículos, startups, aplicativos…

Por esse motivo, o Grupo de Mídia decidiu ampliar o seu escopo e tomar uma atitude aparentemente simples, mudando uma letra e deixando de ser uma entidade “do” Mídia para ser “da” Mídia.

Digo aparentemente simples porque, na essência, o GM agora também abriga os profissionais técnicos da área que atuam “na” mídia e não somente em agências de publicidade, o que por si só já é uma grande transformação.

Como consequência, a entidade adotou também novo mantra:  “O GRUPO DE MÍDIA PARA TODXS” com o intuito de reforçar seus principais valores: coragem, multiplicidade, pluralidade e visão.

Sua missão, contudo, é e sempre será levar conhecimento ao mercado, fomentar discussões, renovações e inovações necessárias para o segmento e ajudar na avaliação isenta de questões importantes para o todo e não para uma só parte.

Assim, como Conselheiro do Grupo de Midia, VP da APP e apaixonado pelo ofício, fico feliz e orgulhoso em me “auto parabenizar” e deixar meus cumprimentos a TODXS Mídias!

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/toledano-foto-e1624278345975.jpg 992 1131 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2021-06-21 09:26:372021-06-21 09:26:37No Dia do Mídia, uma reflexão sobre o hoje e o amanhã
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • Liderar não é distribuir o que sobra24 de fevereiro de 2026 - 15:54
  • ARTIGO: 2026 em jogo – o ano em que Comunicação, Marketing e Propaganda jogam para ganhar7 de janeiro de 2026 - 19:04
  • Artigo: As grandes sacadas da publicidade no Réveillon 20256 de janeiro de 2026 - 18:44
  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54

APPCAST

  • #185 – Os Bastidores do Live Marketing no Brasil – com Heloisa Santana20 de janeiro de 2026 - 17:48
  • #184 – Criatividade que Nasce do Olhar, Sensibilidade, Memória e Vida Real – com Sílvia Camossa16 de dezembro de 2025 - 11:54
  • #183 – Eventos no Brasil: Desafios, Inovações e Futuro no Setor – com Sérgio Junqueira Filho9 de dezembro de 2025 - 13:23
  • #182 – Mídia: Como equilibrar a pressa do agora com a construção de valor no longo prazo? – com Daniela Pereira9 de dezembro de 2025 - 13:10
  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
Em projetos internacionais existe algo mais importante que saber outro idio...APP Brasil – Associação dos Profissionais de PropagandaAPP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda#49 – Dois juradxs brazucas falam sobre Cannes 2021
Scroll to top