• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

No mundo digital, o rádio multiplataforma ganha nova relevância

28 de novembro de 2019/em Artigos, Mídia

Por Nextdial

Para Silvio Soledade, VP da APP Brasil, o desafio é saber como atuar nas ondas do digital e medir corretamente a audiência online

As emissoras de rádio ganharam uma nova relevância e um novo canal de veiculação de seu conteúdo a partir da consolidação do mundo digital, conquistando uma abrangência de sinal muito além do tradicional dial, este muito limitado às faixas de frequência regionais, regidas sob a legislação de concessão pública. Com a Internet é possível ouvir a rádio preferida de sua cidade em qualquer do planeta. Com isso, o mercado publicitário ganhou, também, uma nova mídia. O desafio é saber como atuar nas ondas do digital.

Para Silvio Soledade, VP da APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda, o rádio, assim como os demais veículos de comunicação/mídias, estão se renovando e aprendendo a atuar com as novas formas de consumo de informação. Para ele, o rádio se tornou multiplataforma e vem aprendendo a se apoiar nas novas tecnologias para entregar o seu conteúdo. “É um caminho sem volta. Ou ele faz isso, ou perde a sua relevância. Ou ele se adapta à nova realidade e às necessidades do ouvinte e do mercado publicitário, ou deixa de existir. Felizmente, o que vemos é que o rádio é um dos meios de comunicação que mais tem se aproveitado do digital e vem reforçando a sua relevância para seus diversos públicos”, afirma ele.

O rádio tem como aliada a qualidade da publicidade brasileira para se aproveitar do melhor que o universo digital oferece. “A publicidade brasileira é uma das mais criativas do mundo, com uma infinidade de prêmios internacionais, e o rádio poderá ser beneficiado por isso se aprender a lidar com as novas tecnologias e entender o que o ouvinte digital quer receber”, destaca o Soledade.

Do lado dos profissionais, o VP da APP Brasil entende que existe uma nova demanda de profissionais no ambiente digital e que é necessário capacitar esta turma para atender ao mercado. A APP Brasil – segundo ele – começou a observar esta movimentação no mundo digital e passou a analisar as oportunidades para os seus associados. “A APP nasceu para valorizar o profissional de comunicação e propaganda, de todas as áreas do setor:  gráficos, imprensa, criação, marketing, rádio, TV e agora, Internet e o mundo digital. Temos que aproveitar as oportunidades”, afirma ele.

Morre a rádio pasteurizada e nasce a emissora digital multiplataforma

Por muitos anos – nas décadas de 80 e 90 – antes da Internet, as emissoras de rádios ofereceram uma programação horizontal, pasteurizada, em detrimento da programação local, em rede nacional e com conteúdo genérico, sem relevância. A razão disso era a necessidade de sobrevivência via redução de custos. Na análise de Silvio Soledade, a Internet fez nascer uma nova rádio, focada em aprender e aproveitar o que as tecnologias passaram a oferecer na entrega de conteúdo vertical. “Se não havia alternativa para os radiodifusores, agora estamos aprendendo a compreender o que realmente o ouvinte quer: conteúdo. Muitos novos programas nasceram e o podcast vem ganhando notoriedade. O desafio é saber fazer esta medição corretamente desta audiência e das preferências do ouvinte”, destaca Soledade.

Conhecer e medir a audiência: novo desafio do online

Se o rádio vem se modernizando, despertando a atenção do mercado de publicidade e dos anunciantes, o novo desafio agora é saber medir a sua audiência no mundo online, saber qual é o real engajamento, que – somado à agilidade que o rádio sempre teve -, faz com que os resultados sejam mais expressivos para as marcas. “Por esta razão, é necessário se atentar às novas tecnologias capazes de medir quem é ouvinte, onde ele está e quando ele se conecta à programação, seja por meio de agregadores, web e aplicativos”, afirma o VP da APP Brasil.

E qual o futuro do rádio?

“Se houve uma mudança de comportamento do ouvinte, foi a Internet que permitiu isso”, enfatiza Silvio Soledade. “Nas grandes cidades, as pessoas passaram a ouvir rádio apenas no carro. Com a internet, os ouvintes migraram para sites e aplicativos, impulsionados também por novos modelos de smartphones que não trazem o aplicativo de rádio embarcado. Para ouvir rádio, só via aplicativos agregadores ou app próprio da emissora preferida. O desafio das emissoras de rádio é saber o que o seu público quer.

“A vantagem do digital é que a tecnologia possibilita promover o engajamento de públicos diversos, localizados, por nichos. Mesmo sendo vertical, mas em abrangência nacional e internacional, uma vez que dial digital não tem limites. Na APP Brasil estamos firmando parcerias com profissionais e empresas inovadoras para proporcionar ao profissional de propaganda e publicidade – e também aos anunciantes – os meios para o desbravamento deste novo mundo, repletos de desafios, é verdade, mas com possibilidades e oportunidades infinitas”, finaliza Silvio Soledade.

Créditos Nextdial:
https://www.nextdial.com.br/no-mundo-digital-o-radio-multiplataforma-ganha-nova-relevancia/

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/11/whatsapp-image-2019-11-27-at-23-11-13-1.jpeg 1280 960 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2019-11-28 11:27:112020-08-11 18:07:11No mundo digital, o rádio multiplataforma ganha nova relevância
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
A APP agilizando soluçõesMoney Report homenageia destaques de 2019
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade