Oferta Regional é evidenciada no 27º Fórum de Debates
A APP colocou em pauta a importância dos anunciantes receptivos e agências coligadas, que unidas, trabalhem em prol do mercado regional. A questão abordada no 27º Fórum de Debates, na última terça-feira (03/09), contou com a mediação de Renato Pereira, Diretor Executivo de Relações com o Mercado da Rede Globo; João Ciaco, Presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes; Orlando Marques, Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade; e Ênio Vergeiro, Presidente da APP.
O evento foi realizado no auditório “Profª Aylza Munhoz” da ESPM, onde 140 profissionais de várias regiões pais estiveram na plateia. Rede Globo, Editora Abril, Jornal Metro e Estadão patrocinaram o encontro.
Os convidados afirmaram que a especialização e atualização dos profissionais sobre o mercado regional é de extrema importância para diversos setores, como varejo, automobilístico e alimentação. Para eles, monitorar um estudo de mídia que realize balanços e acompanhe a concorrência é outro fator essencial para os anúncios locais terem relevância e maior alcance. Estes pontos dominaram a mesa de debates.
Outro ponto debatido foi sobre a capacitação e diferença de investimento e salários das agências das capitais em comparação com as regionais, o que tem feito com que alguns profissionais migrem do interior para a metrópole. Ênio Vergeiro, Sócio-Diretor da Mundo Mídia, focada em comercialização de mídia, aconselhou a procura e exploração estratégica das ofertas em regiões localizadas.
Já o Presidente e CEO da agência Publicis Brasil, Orlando Marques, citou que sempre terão funcionários com ambições em conhecer a rotina de produção das cidades grandes. Mas ele alerta os atuantes do interior, para não deixarem de lado a qualidade, desde os métodos simples e de baixo custo de divulgação de uma peça publicitária, como a panfletagem, até os mais complexos, como filmes para TV, internet, anúncio impresso, spot para rádio e PDV (Ponto-de-venda).
“Regionalização não é uma obrigação, é uma grande oportunidade”, ressaltou Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina. Ele observou que para alcançar o consumidor de um país extenso, no caso o Brasil, é necessário analisar a linguagem e a cultura local e, assim, resultar em campanhas que integrem a população, valorize a autonomia regional e que a divulgue em âmbito nacional.
Um exemplo de pesquisa sobre identidades regionais foi o case “Gaúcho conte comigo” (2007), apresentado por Marques. A campanha da GM se aproximou deste público com filme divulgando cenas representativas do costume da população, com o conceito “quem é esse povo que exporta tantos talentos?”. Para consolidar a peça publicitária, a marca se integrou aos centros e grupos culturais do Rio Grande do Sul.
Segundo análise recente do IBOPE Media, o investimento publicitário no Brasil chegou a mais de US$ 48,4 bilhões em 2012, com maior volume veiculado na TV, com 54%, seguido do jornal, com 18%, e a TV por assinatura, com 8%.
Transmissão simultânea – As APPs de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e a Universidade Metodista de São Paulo acompanharam evento ao vivo. A videoconferência pela internet ocorreu através da parceria com a GTEC Videocomunicação, que utiliza a tecnologia streaming. A medida facilita conexão e foi adotada há três anos para manter canal de comunicação permanente com os capítulos regionais da APP, alcançando, desde então, 12 mil participantes que podem interagir via Twitter.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!