Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital
Por Rodrigo Neves – CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid
Criar um produto que ofereça bons resultados requer muito mais do que apenas criatividade. Muito além disso, o processo deve começar com um bom planejamento.
O planejamento é considerado o ponto de partida do desenvolvimento e, mesmo que haja um custo introduzido no projeto relativo a ele, nem sempre ele recebe a atenção e dedicação que merece. Porém, negligenciar essa etapa é uma falha, pois é nesse momento que deve-se empenhar no estudo sobre as necessidades do cliente para que se possa criar o escopo mais aprofundado e entender melhor o projeto.
Há perguntas importantes que servem para nortear todo o processo de criação, como: “qual o objetivo, o público-alvo, a linguagem utilizada, ou os serviços oferecidos?”. Muitos são os detalhes que não podem ficar de lado e o planejamento, definitivamente, não é uma tarefa fácil de ser executada e as empresas de produção digital não devem permitir que sejam vistas simplesmente como cortesia.
Essa fase pode durar de 1 a 4 meses, a depender da complexidade do projeto, portanto, não faz sentido que seja encarada como menos importante.
Quando o planejamento é bem feito, problemas e desgastes com o cliente são evitados, pois é possível medir o custo real do projeto com antecedência. Além disso, um bom planejamento ajuda a evitar estouros no orçamento, que acabam acontecendo quando durante o desenvolvimento são identificadas novas necessidades não previstas no projeto.
Design Thinking
As empresas e marcas, em geral, têm como objetivo trazer resultados. Apesar desse objetivo em comum, as necessidades de cada uma delas variam. Algumas podem precisar induzir o cliente a entrar em contato, aumentar sua base de dados através do preenchimento de cadastro, aumento de reconhecimento de marca e ações de branding, ou melhorar o ranqueamento em motores de buscas como o Google pelas técnicas de SEO, entre outras necessidades que podem surgir.
Baseando-se nas diretrizes estabelecidas, é possível estudar a melhor maneira de alcançar os objetivos propostos. Nesse sentido, o conceito mais em evidência atualmente é o Design Thinking, que tem a inovação como base e o usuário como centro. Essa metodologia funciona como uma árvore, na qual estão incluídas a Arquitetura da Informação (AI) e a Experiência do Usuário (UX).
É dessa forma que é possível identificar o grau de familiaridade do público com a plataforma. Dessa maneira, é possível analisar que tipo de experiência o layout vai proporcionar ao usuário e quais são os pontos que podem gerar frustração e precisam ser aprimorados. Se houver várias funcionalidades, mas nenhuma interação, de nada adianta.
Pesquisar é preciso
É muito importante fazer pesquisas com usuários diversos no momento da construção da arquitetura da informação. Dentre esses usuários incluem-se colaboradores da própria empresa, fornecedores e até a própria concorrência para compreender de forma ampla o mercado.
Suponhamos que dentro de uma loja virtual os clientes sintam falta de uma área para acompanhar o status do seu pedido. Por meio dessas pesquisas preliminares é possível detectar essa necessidade.
O ideal é que o planejamento seja feito por fases, criando assim uma hierarquia das informações e é de extrema importância haver um cronograma para o cumprimento dos prazos. Após ter em mãos esse escopo completo, é possível iniciar o processo.
Confira em resumo os 5 passos para um bom planejamento:
1- Identificar as necessidades do cliente: seu ramo de atuação, onde quer chegar e quanto tempo precisa para isso;
2- Estabelecer um planejamento em fases e um cronograma, estabelecer uma hierarquia de informações e incluir metas, para prevenir ajustes futuros;
3- Entender o segmento da empresa, por meio de pesquisas com usuários, funcionários e até mesmo com a concorrência;
4- Estudar os recursos mais ou menos funcionais com o público do cliente e definir a melhor plataforma para chegar até esses resultados;
5- Alocar um especialista na empresa do cliente, se necessário. Imersão é fundamental.
Ao seguir esses passos, as chances de economia de tempo e de não estourar o orçamento são muito maiores.
Rodrigo Neves é Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Planejamento Estratégico pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP. Mais de 18 anos de experiência com tecnologias para internet e telecomunicações. CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid.
Email: rodrigo.oliveira@vitaminaweb.com.br
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/didorodrigo/
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