Todo verão gera uma reação
Toda boa redação gera reação
Era mais um dia normal. Acordei cedo sob o som irritante do alarme do relógio. Entrei no carro, liguei o rádio e estava a caminho do trabalho, quando eu vi uma placa de publicidade em um abrigo de ônibus que dizia “Todo verão gera uma reação”.
Senti como se o tempo parasse ao ler aquele totem com uma propaganda da Sprite. Caraca! Que título, que chamada, que legenda! Seja lá o nome que você quiser dar. Só sei que fui impactado por aquela mensagem. Curiosamente, aconteceu no dia em que eu lecionaria a disciplina de Redação Publicitária. Todo verão gera uma reação. Que sacada.
Obviamente, um dos primeiros assuntos da aula foi:
– Pessoal, vocês viram a publicidade da Sprite nas ruas?
De 30 alunos presentes, apenas uns 3 levantaram a mão sem muito entusiasmo. Pena que a empolgação parecia vir só de mim. Sei bem como é difícil se criar um título matador. A minha vontade era a de fazer uma estampa de camisa com aquela frase. Todo verão gera uma reação, suspirava apaixonado.
Assim que terminou a aula, fui para as redes sociais da Sprite procurar registros daquela peça e… Nada! Não encontrei nenhum printzinho para eu poder usar em sala de aula ou repassar para amigos e alunos publicitários.
Ainda com aquela mensagem na cabeça, fui chamado por um aluno pouco antes de entrar no carro:
– Professor, sabe aquele concurso que você me orientou? Então, eu ganhei o prêmio.
Respondi:
– Parabéns, todo verão gera uma reação.
– Hã?
– Digo, toda ação gera uma reação. Você se esforçou e mereceu ganhar. Parabéns.
Títulos como esse cumprem o seu papel de chamar a atenção para a marca, além de massagear nossa mente com o efeito que ela provoca ao aludir à versão original “Toda ação gera uma reação”, de Isaac Newton. Fiquei pensando o resto do dia naquela criação. E ainda tem gente apontando para o fim da criatividade na publicidade. Porém, boas ideias sempre terão vez.
É fato que Todo verão gera uma reação acompanha com brilhantismo o posicionamento da Sprite de “obedeça a sua sede” e “imagem não é nada, sede é tudo”.
Admito que não compreendo esse pensamento que busca enquadrar a criatividade como “perfumaria” ou commoditties. “Para quê investir em texto? Ninguém lê nada hoje em dia.” Nada disso: criatividade sempre valerá ouro na publicidade, permitindo distinguir os produtos e os serviços da concorrência, além de nos encantar pela originalidade e sensibilidade incapazes de serem alcançadas pela Inteligência Artificial.
Chupa, ChatGPT!
O desafio de se criar um título instigante é o que move quem trabalha com redação a buscar a frase mágica; aquela que fica em nossa memória e nos faz repetir mentalmente a danadinha. Todo verão gera uma reação. Uma vez que a atenção é fisgada, cabe aos criativos elencar o restante das informações na peça para que o público de interesse explore a publicidade e amplie o contato com a marca anunciante.
No caso dessa publicidade da Sprite, a imagem mostrava uma jovem saboreando o refrigerante geladíssimo, direto da garrafa.
É fundamental investir no texto publicitário para sair da mesmice que está por aí, com peças repletas de conceitos requentados e mais do mesmo. Espero ter te convencido de que isso realmente vale a pena. Mas, se mesmo assim, meus argumentos ainda não o seduziram, vale recordar que uma criação original, como o título publicitário da Sprite, é capaz de gerar reações inéditas como até me motivar a escrever este texto.
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Victor Reis Mazzei
Publicitário, Prof. Universitário. Mestre em História (UFES) e Doutor em Educação
Física.
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