A TV, aberta
Por Renato T. Pereira
Hoje completam 70 anos da inauguração da TV no Brasil, fundada por Assis Chateaubriand em São Paulo. A televisão foi, e é, responsável pela tradução da cultura e dos hábitos do brasileiro, bem como pela sua integração nacional, de maneira aberta e democrática para toda a população.
Não existe almoço grátis ? Sim, aqui existe. A TV oferece informação, cultura e lazer gratuitamente, custeada pela publicidade a qual estamos expostos. Mas a publicidade também nos fornece informação, cultura e lazer. Portanto, um sistema virtuoso que dá acesso a todos, em igualdade de condições, às mais valiosas obras literárias, ao entretenimento diverso e à informação confiável.
A TV, seja por radiodifusão ou por transmissão digital, exerce papel fundamental na cidadania e sua inclusão cultural. O consumo de mídia linear não representa o passado, mas está integrado ao presente e futuro, com a vantagem de agora contar com o reforço da mídia não linear.
É fundamental conhecer a história, valorizá-la, usando este conhecimento para apoiar a construção do futuro. As novas tecnologias se somam a estas, e não podem constituir um voo cego. O custo pode ser alto, e desnecessário.
A sociedade merece continuar se beneficiando deste instrumento de cidadania, e sempre que possível agregar as novas tecnologias para o seu entretenimento e ampliação de conhecimento.
A TV merece todas as honras pelos seus 70 anos. Uma plataforma aberta para toda a sociedade, com curadoria responsável, tecnologia de ponta e amplo entretenimento.
Parabéns aos homens que construíram a história da TV, e aos publicitários que deram ampla estatura a esta plataforma de maneira criativa e responsável.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!