• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Maturidade da vida digital

27 de fevereiro de 2020/em Artigos

Por Filipe Crespo*

Esse mundo digital ainda meio diferente.

Aliás, gente competente como Manuel Castells e Pierre Levy já tratam do tema faz tempo, porém vamos aqui dar o nosso pitaco.

Mas pra gente discutir sobre isso, teremos que sair um pouco dessa bolha Itaim/Pinheiros/Vila Olímpia nossa de cada dia.

Quando falamos de consumo digital nesse nosso Brasilzão afora, pode ter certeza que tem de tudo. Veja só.

Tem aquele cara que antes nem acessava a internet e que recentemente passou a usar.

Tem também aquele que já acessava a rede, mas agora “pulou” do PC para o notebook. Muito mais fácil, aliás. Dá pra ficar no Facebook do sofá de casa. Coisa linda.

Tem aquele que deixou o notebook desligado na escrivaninha e agora está plugado na internet via smartphone, deitadão na cama, conversando com geral.

Também tem o que já acessava bastante a internet, mas nada comprava, porque não tinha cartão de crédito ou tinha mesmo medo de colocar ali seus dados bancários. Agora ele compra. Tá felizao. As coisas chegam em casa. Interfone toca. Uma delícia.

E tem aquele que já fazia tudo isso e que agora é heavy user de serviços de entrega como Rappi e iFood. Fica maluco quando chega o cartão de crédito e vê o quanto gastou com comida.

Talvez você já tenha passado por todas essas etapas, mas acredite: 1) tem gente subindo cada degrau do mundo digital dia após dia; 2) tem mais etapa pra você conquistar.

Ainda que tenhamos um Brasil que não acessa a internet (algo em torno de 32% segundo as pesquisas), temos um outro Brasil que vem experimentando etapa por etapa dentro desse mundo. Uma de cada vez. Devagar. É o que eu chamo de maturidade da vida digital.

Já reparou na porta do seu prédio num Domingo à tarde, a quantidade de entregadores de comida? Já reparou a quantidade de gente a sua volta que não saberia viver sem o celular? Aliás, o seu não deve estar muito longe de você nesse momento. Tem bateria? Wi-Fi tá ligado? Tem alguém pra você responder no WhatsApp?

O mundo digital é meu ´Senhor´ e com Ele, nada nos faltará.

E sororidade? Será mesmo que alguém foi procurar o significado no Aurélio? Se foi, deve estar com uma rinite danada. Já no Google, te digo que as buscas pelo termo tiveram 250% de aumento, depois que Manu Gavassi mencionou a palavra no Big Brother Brasil, em rede nacional.

Agora a reflexão: será que agências e marcas buscam entender em que etapa da maturidade digital está seu público?

Mais do que isso, será que agências e marcas ao identificarem a maturidade digital do seu público, estão construindo narrativas específicas para cada degrau desse mundo digital?

Antes de analisar a quantidade de cliques no anúncio ou o tráfego no site da marca, será que não vale pensar se a mensagem de marca é relevante para quem está do outro lado?

Será que a campanha que estamos subindo para nossa marca e que estou objetivando um número grandioso de downloads do app, está chegando para um público que tem essa necessidade e essa maturidade digital?

Um amigo me confessou recentemente que trem sido impactado constantemente por anúncios de empresas que comercializam o Carnaval de Salvador, ofertando abadás em até 12x sem juros, mas que ele acha estranho, pois não curte a data, nunca foi pra Salvador e nem cartão de crédito possui, ou seja: ele nunca nem comprou nada no ambiente digital. Tem algo errado aí, não?

Ei, marca: começa mostrando pro meu amigo que Salvador é legal. Diz que tem o Farol da Barra, o Elevador Lacerda e que tem o maravilhoso restaurante Paraíso Tropical, do chef Beto Pimentel (isso não é um post pago).

Clusteriza esse meu amigo com um monte de gente igual a ele. Põe tudo num pote. Mistura. Guarda na geladeira tampado, pra não estragar. Por etiqueta: “Target em construção para futura conversão”. Com o tempo, pode ser que ele mesmo vá procurar teu abadá. Ou não!

As marcas não podem pensar que da noite pro dia, seus consumidores têm a maturidade digital que elas acham que eles têm.

É difícil vender uma viagem de avião pra Lisboa para quem nunca comprou um livro do Camões na Saraiva.com (mandei logo um Saraiva só porque não tem mais e aí não é #ad)

Ninguém passa do Pentium 386 para heavy user de e-commerce do nada. Tem muito brasileiro ainda nas primeiras etapas dessa régua de maturidade da vida digital.

E penso que a marca, mais do que aproveitar dessa régua digital imaginária que ela acha que já “surfou” seu target, deveria ajudar a construí-la.

Construir um target que te considera hoje e que te compra amanhã pode fazer algum sentido. E esse amanhã, pode ser amanhã mesmo, literalmente. É bem melhor, aliás, isso acontecer, do que ele tentar te comprar hoje no ambiente digital, não conseguir e ter tido uma experiência ruim bem na tua vez, marca.

Anuncia algo que dá pra pagar com cartão pra quem tem cartão; Anuncia formas alternativas de pagar no ambiente digital pra quem já usa as convencionais; Anuncia plano de milhagem de cia. aérea, pra quem já andou de avião, vai.

Pensa nisso.

*Filipe Crespo é publicitário formado pela UniSantos e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Profissional de mídia certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo construiu carreira em agências como Ogilvy, Africa, Y&R, JWT, W/McCann e MullenLowe, atendendo clientes como: P&G, Unilever, BRFoods, LG, Bradesco e Mastercard. Atualmente é Sócio Diretor do Creativosbr e Consultor de Mídia do McDonalds no Brasil. É idealizador do Amigos do Mercado. É também professor de Planejamento de Mídia na FECAP, na FAAP e na Pós-Graduação do Mackenzie.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/02/filipe-crespo-2.jpg 699 988 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2020-02-27 09:26:022020-08-10 11:32:36Maturidade da vida digital
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Prêmio Fernando PiniLogevida Experience
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade