Novos rumos da publicidade! Entenda…
Beba com NFC, tinta condutiva, tela interativa e muito som!
A marca Budweiser já vem fazendo ações de comunicação transmidia há algum tempo. Ano passado para a Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil a Budweiser inovou fazendo a campanha Rise as One, juntando webserie documentária co-produzida pela revista Vice, fez também publicidade em TV disruptiva, mostrando jogadores de futebol como astros de rock e ações off-lines extremamente engajantes no mundo todo.
Novamente a Budweiser, promovendo sua cerveja Bud Light inova, criando um espaço chamado “Bud Light Factory”, fazendo uma ação muito transmidiatica e acreditando que para alcançar seu público e conquistar novos é necessário ir além das mídias tradicionais. Teve início Quarta-feira a campanha para o novo logotipo e novo sabor desde o Superbowl (https://www.youtube.com/watch?v=JohgwbpQuy8) .
Depois dessa ação, o universo transmidiático foi se espalhando por todos os esportes até alcançar um patamar de comunicação muito próximo das webseries em seu canal do youtube. Agora no SXSW, pela primeira vez a nova marca ganha uma proporção genuína, utilizando pontos da cidade de Austin como instalações artísticas e de entretenimento fazendo o público vivenciar uma experiência com a essência da marca, que pode ser um fator decisivo na escolha de compra no ponto de venda.
Para mostrar esse DNA de inovação a Budweiser fez uma instalação musical onde o usuário controla e manipula músicas apenas tocando nos desenhos da parede. Uma tecnologia utilizando tinta condutiva de energia, juntamente com um software tocador de música, e com alguns recursos de uma pick up para DJs, traz uma experiência muito interativa para os jornalistas ou transmidiáticos que estavam cobrindo o evento! Outra experiência no mesmo andar onde as bandas se apresentavam, e com total acesso ao público, era um telão multi toque onde as pessoas interagiam com o conteúdo da Bud light e concorriam a prêmios, como as camisetas da marca.
Na programação musical, bandas independentes vindas de todo lugar dos Estados Unidos, como o rock do Twin Peaks, o pop da Chairlift, o rap de Yo Gotti e o dub eletrônico da Santigold embalaram a pista para públicos super diversificados, e que ainda conta com uma experiência de brindes em uma tela touch.
O público também ganhava de cortesia cervejas Bud Light, porém de forma conectada. Para receber sua cerveja você precisava aproximar sua pulseira em um receptor NFC (Comunicação por Campo de Proximidade), que automaticamente liberava, conforme a cota de garrafas, conforme o tipo de credencial.
Nós como imprensa, éramos os que tinham a cota maior, 5 garrafas por pessoa, e nós perguntamos, por que? já que estávamos à trabalho…. Isso é o SXSW em Austin!
O evento Bud Light Factory acaba neste Sábado, com uma apresentação especial da banda The Roots, confira: http://goo.gl/cO1RYa
Em breve divulgaremos data do encontro na APP, com Rodrigo Arnaut e o Dimas Dion, que integram a equipe oficial da EraTransmídia em Austin, que farão um “drops” sobre tudo que rolou por lá!
por Rodrigo Arnaut e Dimas Dion (sócios no Esconderijo das Crianças e diretores na EraTransmídia)
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