• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

O que esperar de 2020? Nada.

28 de janeiro de 2020/em Artigos

Por Afonso Abelhão, CEO da BigBee

Está cada vez mais difícil fazer com que uma estratégia pensada hoje faça sentido amanhã. Não é mais possível simplesmente traçar um objetivo para determinado período de tempo e acreditar que ele será 100% cumprido, sem ajustes.

A exemplo da indústria automotiva, que projeta carros a serem lançados pelo menos 10 anos a sua frente, o mercado imobiliário também opera assim. No entanto, o hábito de morar, ou a mobilidade urbana, serão muito diferentes de como os conhecemos hoje.

Neste contexto, a jornada passa a ser tão importante quanto o destino; a tática passa a ser tão relevante quanto a estratégia, e se não tivermos velocidade para captar dados, transformá-los em informações, insights e em ações criativas para as dores, necessidades e novas demandas que surgem pelo caminho, dificilmente chegaremos a um objetivo. O futuro realmente é incerto, o passado nos define (até aqui), mas o presente sempre traz novas possibilidades.

Habitualmente, nós transferimos nossas heranças mais humanas, nossos aprendizados, que passam de geração a geração (nossos dados), por meio da língua falada, escrita, digitada – ou dos emojis!-, seja na família, comunidade, igreja, escola, mídias sociais ou em grupos no Whatsapp. Expressamos os valores da sociedade, construídos ao longo da nossa história.

Quando vivíamos em cavernas, registrávamos o cotidiano em pinturas rupestres, mas hoje, nossa caverna é digital. Quando pensamos em inteligência artificial, os rastros dos nossos registros estão lá, impregnados com os nossos hábitos, atitudes, interesses, virtudes e preconceitos.

Fazendo uso da leitura desses rastros – desses dados, dessas informações!-, empresas como Google, Facebook e Amazon desenvolvem ferramentas e algoritmos para mensurar e otimizar os investimentos dentro de suas plataformas. Assim, ficamos todos sujeitos às mesmas regras de negócios; formamos profissionais especialistas nessas ferramentas, que acompanham e tomam decisões em estratégias cada vez mais commoditizadas, já que as regras do jogo acabam sendo iguais para todos.

E com regras iguais, como nos diferenciar?

A resposta está na forma e no conteúdo. Agora, é preciso ir muito além do que a métrica sozinha pode oferecer, afinal, do que adianta monitorar, mensurar e quantificar uma comunicação medíocre?

Uma campanha precisa trazer elementos sensíveis, que conectem as pessoas às marcas, produtos ou serviços, que contem histórias relevantes e envolventes. E se hoje falamos sobre mídia programática, amanhã, quem sabe?, discutiremos a mídia telepática – e assim, vamos contratar telepatas.

Mas acima de tudo isso, a comunicação precisa ser emblemática.

Hoje, Elton John toca o seu piano em um show em Londres, mas, simultaneamente, em uma casa em Nova York, outro piano conectado reproduz exatamente o que acontece no palco. Já uma rede de varejo entrega produtos mesmo antes do consumidor efetuar a compra. Isso tudo só é possível através da análise preditiva, que antecipa o desejo do consumidor de realizar a compra. Caso o consumidor não concorde com ela, claro, pode devolver o produto à loja, sem custo algum.

Chegamos ao ponto, então, onde a questão não é mais o que esperar de 2020, mas o que 2020 pode esperar de nós?  

E o futuro? O futuro adeus, pertence.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/01/foto-divulgacao-afonso-abelhao-1.jpg 260 302 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2020-01-28 10:07:412020-08-10 11:27:43O que esperar de 2020? Nada.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Publicidade Governamental e Propaganda Eleitoral em 2020, como fazer?Especialistas tirarão dúvidas sobre publicidade governamental e propaganda...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade