• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Por que as questões ligadas às finanças são tão difíceis de entender?

4 de agosto de 2020/em Artigos
Por Silvio Soledade CEO da PlanoGestão e VP da APP Brasil

Você já deve ter tido tremenda dor de cabeça ou ficou com os olhos inchados ao receber os relatórios financeiros de sua empresa. Posso apostar que tentou por longo tempo entender as informações financeiras contidas ali ou até mesmo naqueles balanços publicados em revistas e jornais. Acredite: até eu, profissional de finanças, e pessoas treinadas nessa área regularmente têm tais sintomas.

E por que isso acontece? É realmente tão difícil de ler, entender e digerir estas informações? Para ser justo, a matemática associada à teoria das finanças corporativas é realmente complexa. Se acrescentarmos ainda questões ligadas à gestão tributária, contabilidade, investimentos, câmbio e tesouraria, talvez a maioria dos empreendedores, para não dizer 90%, não demonstram nenhum interesse em compreender esta área.

Então, por que se preocupar com as finanças de sua empresa? A resposta é simples. Porque é essencial.

Vivemos e trabalhamos em uma sociedade baseada num modelo capitalista, que requer recursos para troca de bens e serviços. E no mundo dos negócios, todas as empresas precisam ter capacidade de gerar recursos financeiros suficientes para se manter. Caso contrário, possivelmente deixarão de existir.

Surge o dilema. De um lado, todos precisam entender e aplicar as teorias financeiras em algum nível. De outro, muitos profissionais da área de finanças se limitam a um perfil técnico e encontram dificuldades em orientar clientes para tomada de decisões. Dá para imaginar onde toda essa deficiência tem origem? No ensino fundamental e médio, que deixa uma lacuna enorme de conhecimento e aprendizado nessa área. Mais adiante, quando o aluno sai da faculdade, apresenta problemas para entender um extrato bancário, não consegue equilibrar contas pessoais ou acompanhar instruções básicas sobre o uso responsável do crédito.

E os problemas continuam mesmo em escolas de negócios ou até em programas de mestrado. A quantidade de informações oferecidas aos alunos com aplicabilidade imediata no seu dia-a-dia é bastante pequena. O foco será primordialmente sobre teorias financeiras, práticas contábeis e estratégias de engenharia tributária, com vários exemplos de grandes corporações e seus relatórios complexos aos quais grande parte das pessoas nunca teve acesso durante a vida.

Então, quando você for se aventurar por conta própria e risco seguirá um destes três caminhos: 

  1. Conseguirá um emprego, terá sua independência financeira, e aprenderá, por tentativa e erro, a obter um empréstimo, financiar um carro, gerenciar seu cartão de crédito e pagar a faculdade;
  2. Escolherá uma área relacionada às finanças e aprenderá muito sobre esse tema específico, mas ainda viverá na superficialidade com a maior parte dos demais assuntos;
  3. Resolverá empreender, ter seu próprio negócio e viver rodeado de consultores (contadores, auditores, tributaristas, advogados, gerentes de bancos e corretores de seguros) que provavelmente saberão muito bem aplicar seus conhecimentos em seu benefício e serem remunerados por isto.

Embora não haja falta de informações disponíveis, a maioria delas não é útil e de fácil compreensão para as pessoas comuns. Principalmente àquelas que estão se aventurando pelo mundo dos negócios e que não têm, e nunca tiveram, nenhum interesse especial em finanças.

Obviamente não quero dizer que você deva abrir mão de consultores. Pelo contrário, especialistas nas disciplinas que você não tem domínio podem ser críticos o bastante e, com olhar externo, apontar caminhos de sucesso para o seu negócio. O problema é deixar a tomada de decisão nas mãos de outros.

Nós, que atuamos em consultoria em gestão e finanças, devemos nos esforçar enormemente para corrigir esta tendência. A maioria dos empresários e empreendedores tem como foco principal as áreas de Vendas e Marketing, deixando a de Finanças mais vulnerável devido ao seu desconhecimento. Ninguém precisa se tornar um especialista em finanças. Para se tornar um gestor ou empreendedor de um negócio de sucesso, você deve colocar os profissionais de finanças para trabalhar de uma maneira que saibam o que realmente está acontecendo e lhe abasteçam de informações que você possa entender e aplicar na sua empresa de maneira eficaz e eficiente.

Silvio Soledade é Mentor de Negócios (PMBM Certificate). Consultor de empresas focado em gestão de empresas de economia criativa (agências de comunicação e propaganda, eventos e produtoras de audiovisual). Sócio da PlanoGestão Consultoria Empresarial desde 2012. MBA em Gestão Empresarial pela ESPM-SP. Especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Bacharel em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi. Vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Membro da ABMEN (Assoc. Brasileira dos Mentores de Negócios). Mentor da Aliança Empreendedora e da Junior Achievement SP. Consultor do SEBRAE na área de Economia Criativa. Coordenador do Módulo Gestão Empresarial no Projeto Objetiva Audiovisual, da Associação dos Produtores de Audiovisual. Consultor da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/pp.jpg 640 640 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2020-08-04 21:26:402020-08-15 12:33:57Por que as questões ligadas às finanças são tão difíceis de entender?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Cross Experience separa palavras com hifens para evidenciar distanciamento em...Cross Experience separa palavras com hifens para evidenciar distanciamento em campanha de volta das unidades.APP Brasil – Associação dos Profissionais de PropagandaAPP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda# 18 – A importância do meio rádio como fonte e informação e entretenimento...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade