PROSPECÇÃO DE CLIENTES: 5 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS
A prospecção de clientes é uma tarefa que exige muito empenho e dedicação. Conhecer bem o prospect é fundamental para encantar na hora da apresentação e, muito mais que ter um desempenho brilhante na hora de expor um projeto, a conquista de novos clientes exige pontos estratégicos e muito empenho.
O processo começa na busca do contato e na tentativa (às vezes frustrada) de chegar à pessoa certa, na hora certa, com as soluções certas. Parece simples, mas a realidade é que o caminho para a prospecção de clientes é longo e trabalhoso até, de fato, conseguirmos uma reunião.
Claro que algumas dicas podem sim ajudar neste trajeto e proporcionar mais confiança e entendimento das necessidades corretas do cliente. Se pudéssemos resumir, certamente a palavra condutora da prospecção seria disciplina.
Para deixar o assunto ainda melhor, convidamos os mentores do curso de “Prospecção de contas e novos negócios para veículos de comunicação” da APP Brasil, Adão Casares e Reginaldo Andrade, para contar cinco dicas fundamentais para a prospecção de um novo cliente. Confira!
1 – Defina alvos
Muitos dizem “quero um cliente, não importa qual seja”, mas isto não é objetivo e nem prático. Quando você cria uma lista ou escolhe um setor tudo fica muito mais fácil.
Ter pleno conhecimento no seu “alvo” é imprescindível para garantir mais resultados, os clientes esperam – no mínimo – que você domine muito bem o mercado que está atuando, mais que isso, mostre este domínio a ele.
2 – Esqueça a Ansiedade
Um processo de prospecção nunca é lógico matemático. Algumas conquistas podem durar meses, dias, mas também podem durar anos. A pergunta base é: Quanto você quer o cliente?
A partir deste questionamento você define sua determinação para conquistá-lo. Saber se posicionar de acordo com o que seu cliente espera de você também é um passo importante para garantir boas vendas.
3 – Amplie sua base
Se você está atrás de 2 clientes é pouco, se está atrás de 100 é muito, mas você pode trabalhar bem 20 clientes num período de tempo de 6 meses, e pode ir acrescentando à medida em que elimina alguns.
Contatos são sempre bem-vindos, mas muitos trabalhos não podem interferir na excelência das entregas. Os resultados precisam ser satisfatórios para todos, caso contrário você atrai novos clientes, mas não consegue mantê-los.
4 – Desista de alguns clientes
Com o tempo, envolvimento e principalmente com o acompanhamento, você descobre se existe chance de o cliente estar com sua equipe ou não. Nem sempre aquele projeto tão almejado se encaixa em seus processos, não saber reconhecer a hora de desistir gera ainda mais desgaste na relação.
É importante entender a hora de mudar de objetivo, não dá para perder tempo, quando ele é fator de decisão.
5 – Métricas
Metrifique seus esforços, pois se não existe lógica existe padrões de comportamento. Na prospecção de clientes, procure gerar conhecimento com seus esforços, pois isto vai reduzir o tempo nas próximas ações.
Gostou das dicas?
Como você tem se empenhado para conquistar mais clientes?
Para ajudar neste processo, A APP Brasil está com inscrições abertas no curso de Prospecção de contas e novos negócios para veículos de comunicação, um guia prático que irá te auxiliar na hora de conquistar novos negócios. E, se profissional de veículo não for o seu mercado, você também pode cadastrar seu interesse no curso e entraremos em contato assim que surgir novas oportunidades do curso.
Vale a pena conferir.
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