• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Uma Poderosa Ferramenta de Marketing quase de graça

5 de novembro de 2012/em Artigos

Uma das questões mais discutidas atualmente entre os profissionais de marketing do mundo todo, é como administrar a explosão da mídia e a fragmentação dos meios de comunicação em muitos veículos diferentes com multiplas possibilidades o que torna mais difícil para as empresas conseguir o contato com os consumidores pois eles estão dispersos e não há verba de marketing que consiga cobrir todo o espectro de possibilidades ou mesmo garantir impacto suficiente em apenas uma delas.
Por isso, tem crescido cada vez mais as ações e atividades “no mídia” que nos Estados Unidos já ultrapassaram a mídia tradicional concentrando mais de 50% da verba de marketing daquele país.
Em recente conferência para o lançamento de seu novo livro “Marketing 3.0”, o mestre Philip Kotler alertou para o fato do marketing ter se tornado menos efetivo por causa destes e de outros fatores que estão transformando o cenário da competição entre os produtos no ponto de venda.
Neste novo cenário, a embalagem vem ganhando importância crescente pois sua utilização como ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de integração com a internet tem criado exemplos de grande sucesso que vem incentivando os gestores a se dedicarem mais a sua aplicação e conhecerem melhor as diversas possibilidades desta poderosa ferramenta de competitividade.
Os profissionais que tem a responsabilidade de conduzir seus produtos num mercado cada vez mais competitivo precisam dispor de recursos que os ajudem nesta tarefa e estes recursos estão cada dia mais escassos. Philip Kotler destaca em seu livro que “o profissional de marketing do futuro precisará fazer mais com menos recursos”.
Neste contexto, a embalagem terá papel de destaque, pois representa hoje uma das mais eficientes formas de comunicação que um produto pode ter e saber utiliza-la em todo o seu potencial passou a ser um diferencial importante na qualificação profissional dos que atuam nesta área.
Uma pesquisa apresentada pela AC Nielsen (empresa líder mundial em pesquisas de consumo) no Congresso de Embalagem realizado pela ABRE mostrou que 80% dos produtos lançados saem do mercado em dois anos.
Os motivos desta grande mortalidade se devem principalmente a falta de “apoio de marketing”, falta de inovação e falta de benefícios ao consumidor. Nestes três casos, a embalagem pode ser um recurso decisivo pois é possível compensar a deficiência de recursos para investir no marketing do produto que atinge a grande maioria das empresas utilizando a embalagem como suporte para fazer marketing do próprio produto ou de outros produtos da empresa. Existem mais de 50 ações de marketing catalogadas que podem ser desenvolvidas utilizando a embalagem como suporte.
Podemos utiliza-la também para integrar ações que levem o consumidor a interagir com o “site” do produto estabelecendo uma  nova dinâmica nas comunicações da empresa.
Existem exemplos espetaculares deste tipo de ação mas basta citar os antigos concursos onde o consumidor precisava enviar pelo correio, cartas, rótulos, tickets e códigos de barra para concorrer e hoje ele simplesmente entra no “site”, se cadastra deixando seus dados no database da empresa, digita o código impresso na embalagem e já está concorrendo.
Levar o consumidor ao site da empresa ou do produto não é uma tarefa fácil pois a WEB tem milhões de endereços competindo pela atenção de um mesmo consumidor. Estudos e pesquisas recentes revelaram que a embalagem é uma das ferramentas mais eficientes para levar o consumidor a acessar um site, pois ela tem contato físico com o consumidor. Aquele que adquiriu um produto tem afinidade com ele e, portanto, é sensível a mensagens, convites e promoções que estão em sua mão, impressas no produto que escolheram e compraram.
Destacar o site nas embalagens incluindo nelas ações promocionais para levar os consumidores a se conectarem ao sita do produto, constitui uma nova fronteira a ser explorada.
A conexão da embalagem com a WEB amplia ainda mais a contribuição e os múltiplos benefícios que ela oferece as empresas e a seus produtos. O custo da embalagem já está embutido no custo do produto constituindo-se num recurso extra que amplia o alcance das ações de marketing a custo zero, constituindo-se num recurso que a empresa já tem dentro de casa para utilizar como melhor lhe parecer.
Infelizmente as empresas e seus profissionais ainda conhecem pouco sobre embalagem e por isso não utilizam esta poderosa ferramenta em todo o seu potencial.
Em função disso é necessários que a indústria de embalagem e suas instituições destaquem em suas ações de comunicação informações que mostrem os benefícios para as empresas e seus negócios da utilização da embalagem como ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet.
Os profissionais que atuam nesta área precisam conhecer melhor estas possibilidades para que possam integrar a embalagem
em seu plano de marketing de forma mais efetiva e assim obter os benefícios que ela proporciona, pois a embalagem tem reconhecido impacto no desempenho dos negócios.
Só assim a embalagem será percebida como uma ferramenta de marketing e um recurso para melhorar a competitividade dos produtos.
Diante das mudanças que estão em curso no mundo, o novo papel da embalagem precisa ser melhor conhecido pelos designers e pelas empresas que as produzem e utilizam, pois ela fará uma diferença ainda maior no novo cenário econômico onde os recursos financeiros e os investimentos em comunicação e marketing serão avaliados com maior cuidado e o retorno destas ações será cobrado com muito mais ênfase.
Fabio Mestriner
– Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM
– Coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE
  Associação Brasileira de Embalagem
– Autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e
  Gestão Estratégica de Embalagem

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/03/fabio_mestriner3.jpg 485 730 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2012-11-05 17:14:412012-11-05 17:14:41Uma Poderosa Ferramenta de Marketing quase de graça
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Brasil: sejamos desbravadores de trilhasConcurso Universitário de Campanhas Publicitárias 2012
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade