• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Home Office: use com moderação

15 de setembro de 2020/em Artigos

Por Antoninho Rossini – jornalista, bacharel em direito e administrador de empresas. 

 

O covid 19 continua fazendo vítimas mundo afora. Ainda não há vacina eficaz para erradicar suas consequências porque pegou a humanidade de surpresa. Infectologistas, pesquisadores e laboratórios de vários países estão investindo tempo e bilhões de dólares na busca de vacina para cura desse mal, que colocou o planeta em alerta. A decretação da pandemia, com isolamento social provocou um fenômeno comportamental assustador – manter-se vivo e em atividade produtiva tornou-se um jogo perigoso.

Esse fenômeno acabou por acelerar a tecnologia da informação e a inteligência artificial, que já vinham conquistando espaço de forma impositiva sem retorno. Empresas buscaram soluções por meio das mídias digitais para sobreviver. Outra atividade em desenvolvimento acelerado é o trabalho à distância, mesmo que, em muitos casos, de forma empírica. O home office, tornou-se a bola da vez, mantendo profissionais isolados e trabalhando em lugares antes inimagináveis. Residências de praias, condomínios ou mesmo em minúsculos apartamentos, abrigam legiões de pessoas agarrando-se aos avanços dos meios digitais, sobrevivendo as agruras destes tempos. Definitivamente o mundo já não é o mesmo e nem o será de agora em diante.

Neste momento há necessidade de reflexões visto que, como as vacinas contra o vírus, que precisam superar testes em fases 1,2,3, etc para depois serem aplicadas com eficiência, algumas atividades ainda não se sustentam por meio digital. Precisam ser testadas cada qual em suas fases. Dentre muitas, a publicitária, que por mais que se diga que não, necessita de sensibilidade e energia só possíveis com o calor humano para ser de realizar por completo. Esse é um teste de fogo. Afinal, como criar uma campanha criativa de resultados para anunciante se não existir o contato do “olho no olho”? Ou discutir peças e campanhas que necessitam de feeling (esta palavra, pelo visto sairá de moda) só possível no contato entre pessoas?

Há tabus quando se aborda esse tema publicamente. Muitos profissionais da área receiam que, se discordarem da tecnologia da informação nos tempos presentes sejam considerados “fora da realidade” ou então ridicularizados. Nem todos concordaram, mas os que são a favor desta reflexão pediram para não terem seus nomes citados. Suas posições foram respeitadas, mas não há como omitir comentários sobre o tema. Um deles, quando consultado sobre criar ou discutir campanhas publicitárias por meio virtual, deu a seguinte resposta sardônica: “você está absolutamente certo. É um desafio ainda não superado”.

Outro criativo que comandou agências multinacionais vivendo boa parte no exterior e que hoje dirige sua agencia em Goiânia desabafou: “Esse tema é real e oportuno. Aproveito para alertar os detentores de grandes marcas para que prestem atenção nos seus negócios. Há marcas que estão se esvaindo dos seus propósitos por falta de visão nas suas estratégias de comunicação. Qual é o nível de retenção de uma campanha nas redes sociais, criadas virtualmente? Estar presente nas redes é importante, mas falta muito ainda para completar aquilo que a publicidade faz pelas marcas e pelos produtos. Eles estão enxergando apenas custos reduzidos”.

Dias atrás tive contato com um criativo de uma importante agência de São Paulo que passava férias com sua esposa e filho em Santa Catarina. A pandemia o pegou nas areias macias da praia. Desde então não retornou a São Paulo e recebeu ordem para permanecer por lá, tomar fôlego e começar a criar campanhas, cujos briefings dos clientes lhe seriam transmitidos via zoom.

É saudável destacar que os tempos modernos, paralelamente à pandemia, estão trazendo a holografia como ferramental de comunicação. Pelos cálculos de futurólogos e pesquisadores, a holografia, que reproduz seres quase humanos para, entre outras coisas, vender serviços e produtos ainda está em fase inicial. Já há alguns ensaios da holografia na publicidade.

Não há aqui rebeldia contra as normas exigidas pelas autoridades sanitárias em relação à pandemia. São sérias e preservam vidas, mas os dirigentes das agências não estão querendo enxergar as possibilidades de verem suas portas abertas. Seriam limitações impostas por polices dos grandes grupos internacionais?  Se Bares, restaurantes, instituições bancárias, supermercados e salões de beleza encontraram solução dentro das regras da legislação, por que as agências não se movimentam também? Nada proíbe as agências de retomarem às suas atividades dentro de limites e protocolos. Ainda vale lembrar que muitas delas estão adotando o sistema de hub para não perder as rédeas junto aos seus colaboradores. A Iniciativa é meritória mais não representa tudo – nem tão pouco oferecer computadores e canais de internet free para o trabalho remoto. A legislação trabalhista ainda carece de muitos ajustes para dar legalidade eficaz ao trabalho à distância. O importante é repetir que o mundo pós pandemia não será mais o mesmo. Temos que nos ajustar à essa realidade, mas com moderação. Home Office vale muito, mas não vale tudo.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Design-sem-nome-2.jpg 780 2050 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2020-09-15 16:23:322020-09-15 17:06:37Home Office: use com moderação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Instagram cresce na pandemia e audiência já é 31% maior que a do Facebook,...Creatividade
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade