• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Marcas precisam ser – e ter – cada vez mais energia

13 de maio de 2022/em Artigos

Por Carine Cardoso, publicitária e diretora executiva da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Vitória)

O cuidado com as marcas é algo dinâmico, vivo e deve estar na veia, na alma e no coração de todos que fazem parte de uma organização e que de alguma forma colaboram na experiência do cliente.

Fazer uma marca se destacar com relevância e credibilidade para que construa relacionamentos duradouros com seus públicos é um dos maiores desafios dos negócios atuais. Essa missão se torna ainda mais difícil em tempos digitais. Vivemos agora o que chamamos de all-line, conectados o tempo inteiro, conhecendo novas marcas de qualquer canto do mundo com um simples clique.

Somado a isso, temos o momento pandêmico, que bagunçou o mercado e as formas de consumo. Adquirir consumidores se tornou cada vez mais caro e difícil. É aí que entra o elemento humano, é por ele e por meio dele que se criam vínculos verdadeiros entre uma marca e seus clientes.

É um fato que as marcas mais bem-sucedidas são aquelas centradas nas pessoas – afinal, marcas são feitas por e para pessoas – e que desenvolvem processos internos e estratégias de marketing e comunicação que entreguem valor e conexões emocionais ao seu mercado para, assim, colherem resultados realmente positivos.

Antes de prosseguirmos, uma pergunta: você, empresário, já pensou nisso ou ainda foca o desempenho do seu negócio apenas em ter um bom produto ou prestar um bom serviço? Para colaborar com a reflexão, trago dois pilares importantes na construção de uma marca com energia.

Experiência

O maior exemplo disso no mundo, sem a menor sombra de dúvidas, é a Disney. Ela não é apenas uma marca forte pelo seu tempo de vida. Ela é uma marca forte pois, desde as suas origens, preocupa-se com todos (absolutamente todos) os detalhes para que a experiência do seu cliente seja sempre a mais incrível e memorável possível.

“Carine, então podemos dizer que a Disney é uma marca com energia?”. Sim, sim e sim! De parques a streaming, há 50 anos o negócio vive e se transforma por meio de uma força de marca que cativa, envolve e emociona muita gente pelo mundo afora.

Uma marca com energia é justamente aquela que potencializa sua história, seus produtos, sua relação com o cliente, com o mercado e seus diversos stakeholders independentemente do dia, do mês, do ano, do on-line, do off-line… É uma marca que expressa algo interessante, desperta curiosidade e agrega para além do produto. Afinal, produtos podem perder sua eficácia e importância, mas uma marca realmente forte não.

Propósito

Simon Sinek, um inspirador autor britânico, palestrante e protagonista de um dos TEDs mais assistidos no mundo, em seu livro “Comece pelo porquê”, mostra que antes de qualquer ação precisamos começar pelo propósito, ou seja, pelo porquê. Sinek apresenta a ferramenta do Golden Circle, o círculo dourado, que tem três importantes pontos: no centro do círculo está o porquê. Em volta dele, duas outras questões: o quê e o como.

O autor detalha diversos casos de marcas em seu livro, como a Apple, que tem como força motriz seu propósito. A maçã mais famosa e valiosa do mundo acredita em desafiar o status quo e em pensar de forma diferente, por isso faz produtos bem projetados, fáceis de usar e com interface amigável. O propósito da Apple parece inspirador, instigante e, por isso, distintivo.

No entanto, no meio do caos e da retomada do mercado, por mais que o propósito esteja sendo visto ou revisitado, muitos o confundem com causa, com publicidade e, até mesmo, com firula. Bom, se for firula, não é propósito, pois firula não inspira e não potencializa colaborador nem consumidor. Firula ajuda a gastar dinheiro e a perder de vista a estratégia central do negócio, ou seja, perda de energia.

Uma causa socioambiental revela que a organização compreende sua responsabilidade com o contexto em que vive e compete e, para isso, precisa se envolver em pautas relevantes, como diversidade, meio ambiente, educação e inclusão. Uma causa é uma forma legítima de manifestar as crenças e os valores da organização ao mercado.

Mas se a sua empresa apoia diversas causas e não mergulha em profundidade em nenhuma delas, pode ser que tenha virado firula. Portanto comece pelo porquê, como sugere Simon Sinek, e canalize sua energia para a verdade da sua marca, ocupando esse território com propriedade e relevância.

Propósito deve ser o eixo que orienta as decisões estratégicas de curto, médio e longo prazo sobre gestão, pessoas, marketing, publicidade, negociação, sustentabilidade, diversidade, causas e remuneração.

Ou seja, se sua empresa se propõe a fazer do mundo um lugar melhor, comece dentro de casa e promova mudanças de verdade, que possam ser reveladas por estratégias de marketing criativas, coerentes e autênticas. Afinal, marcas são planejadas nas empresas para que sejam vividas dentro e fora delas e só se tornam fortes quando agem e se conectam com o contexto de vida das pessoas; quando realmente têm e deixam ser sentida a sua energia!

 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/05/cark-e.jpg 188 307 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2022-05-13 08:22:572022-05-13 08:22:57Marcas precisam ser – e ter – cada vez mais energia
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Workshop interativo “Os Eleitos – Nível 2”, promovido pela...Tamanho não é documento. Mesmo!
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade