• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

O dilema do uniforme

14 de junho de 2013/em Artigos

Obrigar todos os alunos a usarem uniforme favorece a igualdade, mas macula a liberdade.

Permitir que todos os alunos usem qualquer vestimenta enaltece a liberdade, mas prejudica a igualdade.
Eis o dilema do uniforme, segundo meu filho de 17 anos.
“E como se resolve esse impasse?”, perguntei entre orgulhoso e assustado com o rumo da despretensiosa prosa. “Com fraternidade.”, respondeu o garoto sem hesitar.
Segundo a prematura tese desse calouro da Universidade de São Paulo, a maneira de resolver conflitos dessa magnitude está na capacidade única dos seres humanos: a fraternidade, que não por coincidência, compunha o trinômio da Revolução Francesa junto com a liberdade e igualdade.
Confesso minha excitação diante da solução simplista e, por isso mesmo, genial, sobre a qual nunca havia pensado. São tantas as situações em que nos encontramos frente a frente com dilemas do uniforme e tantas manobras mentais e verbais para encontrarmos uma saída honrosa, que a pueril sugestão do exercício da fraternidade impregnou meu pensamento.
Em tempos de falta de tolerância e consequente aumento da violência, a fraternidade como instrumento de equilíbrio entre a liberdade e a igualdade se mostrou o caminho ideal para os dilemas do uniforme da indústria da comunicação. Todos os envolvidos no processo de produção da propaganda tem consciência de suas responsabilidades éticas, principalmente no que se refere ao público infantil. Por isso aproximadamente cento e cinquenta profissionais, representantes de variadas áreas da atividade, se dedicam ao CONAR, o Conselho Nacional De Autorregulamentação Publicitária.
No entanto esse esforço de mais de trinta anos de história reconhecida internacionalmente como dos melhores exemplos de autorregulamentação se depara com a desconfiança de setores da sociedade civil brasileira que apoiam um aparato legislativo como única forma de evitar os eventuais males da propaganda para as crianças. Defendem a igualdade, ou seja, um conjunto de leis capazes de cercear todo e qualquer tipo de publicidade infantil e dessa forma “proteger” as crianças da sanha consumista imposta pelas empresas produtoras de bens de consumo ou serviços.
Por outro lado, o CONAR é um defensor da liberdade na forma de uma série de regramentos éticos, oriundos do debate com a sociedade, transcritos no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, além da permanente vigilância exercida através das análises dos anúncios denunciados por qualquer cidadão que se sinta vítima de uma abordagem publicitária inconveniente.
Definitivamente os dois lados não se entendem e nos últimos tempos acirraram suas diferenças em confrontos públicos travestidos de debates em prol da informação.
Estamos diante de um dilema do uniforme em que a tendência é a perpetuação da discussão estéril sem resultados práticos, que favorece as pequenas vitórias semânticas irrelevantes para o aprimoramento da sociedade. Um manequeismo primário mais condizente com o comportamento das torcidas rivais em estádios de futebol do que com a atenção que o assunto sugere.
Falta fraternidade. A compreensão ampliada das consequências na adoção exclusiva de um dos ideais. A flexibilização dos conceitos porque esses não se constituem verdades absolutas. A consideração de que do lado oposto do pensamento há um cidadão que também quer o bem estar da sociedade. Essas e outras atitudes caracterizam a fraternidade como forma de mediação dos conflitos. O oposto disso é a intolerância e, acreditem, a barbárie.
Há uma serie de outros exemplos da carência de fraternidade não só na indústria da comunicação, mas no nosso cotidiano. Creio que é um bom momento para começarmos a sermos mais fraternos. Obrigado Alexandre, meu filho.
André Porto Alegre
Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da APP
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/03/foto-andr-o11.jpg 948 1024 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2013-06-14 17:44:532013-06-14 17:44:53O dilema do uniforme
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Inscrições abertas para Jogos PublicitáriosAPP Uberlândia realiza “Encontro de Trabalho”
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade