• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

O negócio dos influenciadores digitais não é sobre influência

15 de setembro de 2021/em Artigos

por Eduardo Soares, presidente da APP Ribeirão Preto

Vamos lá! Duvido que uma das palavras que você mais ouviu no último ano não é “influencer”! É verdade que este mercado tem crescido no país. Segundo fontes de um levantamento realizado pela Betaway, a indústria dos influenciadores digitais chegou próximo aos 10 bilhões de dólares em 2020, sendo que em 2016 não passava dos 2 bilhões. E quando a gente fala em indústria da influência, não pense que estão incluídos aí apenas as pessoas físicas ou celebridades, mas também agências de propaganda, veículos de mídia, equipes de produção de conteúdo, branded estúdios, entre outros.

O fato é que hoje os influenciadores digitais impactam diretamente a decisão de compra de muita gente. Veja por exemplo ainda no levantamento da Betaway que 73% dos usuários de redes sociais já efetuaram uma compra por conta de influenciador; 55% pesquisam a opinião de influenciador antes de comprar um produto e; 86% já descobriram um produto por conta de um influenciador.

Ok, ok! Todo mundo já entende essa ideia de que uma pessoa mais próxima de outra pessoa vai ajudar na decisão de compra. Desde que o mundo é mundo é assim. Seus pais, marido, esposa, irmãos, vizinhos e parentes próximos sempre recomendaram produtos e você partiu logo para a compra, neste ou naquele local, com este ou aquele vendedor, uma jornada já adiantada por uma boa experiência que alguém teve com uma compra e que você já se sentiu mais tranquilo e seguir este caminho.

E agora o digital amplifica essa possibilidade do cidadão comum, do seu vizinho, seu amigo, colega de trabalho, e até mesmo você ter nas redes sociais um canal de recomendação de produtos e serviços para um número maior de pessoas. Mas o fato e objeto de estudo deste artigo são refletir sobre a qualidade e assertividade desta indicação, desta recomendação. Exatamente porque hoje o megafone digital permite que todos falem com todos. Henry Jenkins, em sua obra Cultura da Convergência, fala do papel dos prosumers, que são consumidores que procuram todas as informações sobre um produto e serviço e depois de uma avaliação criteriosa, compartilham sua opinião com milhares de seguidores na internet. Segundo Jenkins, esse novo tipo de consumidor pode impactar diretamente no sucesso de um negócio. E aqui que abro um diálogo para que também pode destruir seu negócio.

O mesmo “serumaninho” que vai elogiar o seu produto hoje, pode ser quem vai atirar a primeira pedra amanhã. Basta uma crise, uma propaganda que não contemple um valor que ele busca, uma resposta atravessada por parte do seu SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), ou apenas uma briga comprada por sua bolha nas redes.

Por isso, o mercado de influência não é sobre influenciar alguém, empurrar algo, fazer com que alguém goste de você ou do seu produto, mesmo sem acreditar. Porque este laço pode ser passageiro. Usar de uma estratégia com influenciadores, que apenas vai presentear a audiência dele com seu produto ou com uma experiência (que pode ser até falsa) criada por ele não vai conectar, mas vai separar sua marca, seu negócio, de seus consumidores.

Existem profissionais sérios (e muito sérios) trabalhando com este mercado de recomendação, que eu nem gosto de chamar de influência. São os especialistas em conteúdo. Criadores de conteúdo dos bons. Que entendem o propósito e o valor de um negócio e customiza essa experiência, traz pra vida dele e naturalmente externa isso no seu dia-a-dia, expandindo o universo da marca por entre os corredores das redes sociais digitais, tecendo conexões e criando diálogos e conversas.

Por isso esta grande indústria, como citei no início deste artigo, não se refere apenas a profissionais liberais digitais, mas às agências de comunicação e principalmente aos veículos, que têm credibilidade e responsabilidade para construir essa “personificação” de uma marca através da comunicação. Ações conjuntas, ambientes que tragam a troca, movimentos de escuta e transformem o que o consumidor quer e pensa sobre você são que vão levar seu negócio além. Quantos podcasts, filmes, programas de TV, do Youtube, séries, eventos se tornam parte da vida das pessoas, onde o produto é visto como alguém que entrega experiência, valor e que se importa com as pessoas. Não apenas enquanto consumidores, mas sim pessoas. Que tem aflições diferentes, dores, amores e vontades.

O mercado de influência vai muito além de apenas um post isolado, uma recomendação. Para que este conteúdo, essa ideia siga adiante, conecte-se emocionalmente com outras pessoas e que seja uma mensagem de pessoa para pessoa, ou como dizia o filósofo Montaigne, que fale como dois olhos, não é sobre influenciar alguém. É sobre colocar o outro em um lugar muito mais importante que eu. E para isso é preciso recalibrar essas ações, com muito mais amor, empatia, propósito, escuta e menos influência.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-14-at-17.14.30.jpeg 444 790 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2021-09-15 10:00:092021-09-15 10:00:09O negócio dos influenciadores digitais não é sobre influência
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
#62 – Eita etarismo! A publicidade ta preparada pra isso?APP Brasil - Associação dos Profissionais de PropagandaDIÁLOGO COM A TECNOLOGIA HUMANIZADA É TEMA DO FEST’UP 2021
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade