• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Paixão pela Propaganda

4 de fevereiro de 2015/em Artigos

Conheci o amigo e colega de ofício José Maurício na RBS. É impressionante o que a RBS fez e faz na emulação dos mercados regionais em que atua, desenvolvendo categorias de produtos e serviços e ativando diferentes segmentos da economia.
Como diria Vinicius, “a gente se reconhece nos nossos amigos”. E gosto muito de fazer parte da nossa APP, por me identificar com profissionais de diversas áreas do nosso mercado que têm em comum a paixão pela propaganda.
É fato que ninguém acorda pela manhã para ver propaganda. Mas, do momento em que você acorda, o leite que você toma no seu café da manhã, o iogurte que você prefere, o biscoito ou o pão de forma que você come, a emissora de rádio que você escuta, o jornal que você lê, o portal de notícias que você acessa, o celular que você usa para conferir o Twitter e o Facebook, o carro que você usa, a roupa que você veste são marcas de que você gosta, conhece e confia. E quem conectou você a essas marcas? A boa propaganda, ética e criativa, que constrói e posiciona marcas na mente e no coração dos consumidores, conectando milhares ou milhões de pessoas. Por isso, nossa propaganda é a indústria de ponta da economia criativa. É como bem disse nosso colega Sérgio Valente, a “indústria que movimenta as outras indústrias”. É o soft power que, a partir da força de uma grande ideia, contada de forma memorável, faz girar a roda da economia, desenvolvendo hábitos e atitudes saudáveis de consumo, sempre respeitando a liberdade de escolha dos consumidores.
Como já disse Gilberto Gil, “o consumidor sabe aquilo que ele quer, mas também quer aquilo que ele não sabe”. Empresários inovadores, como Steve Jobs, reinventaram indústrias, trazendo soluções inimagináveis para problemas que não havíamos pensado, com o iPhone, iPod e iPad. Nossa propaganda, com um mito criativo como Lee Clow da Chiat/TBWA, soube traduzir esse jeito inovador de ser e de fazer da Apple, com o conceito criativo “think different”. Saber criar histórias que traduzem a missão, os valores e os atributos de uma marca é um talento dos publicitários, que sabem fazer uma marca acontecer, construindo uma percepção de valor muito maior que o da etiqueta de preço.
Nossos consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes. Estão se reunindo em tribos com uma mobilidade social, que mistura comportamento com o início de maior conscientização quanto ao consumo, novas atitudes quanto ao meio ambiente e à sociedade, e uma demanda cada vez maior quanto à qualidade dos produtos e serviços. Esses consumidores se identificam com as marcas que praticam valores pertinentes às suas escolhas na vida pessoal. Tratam marcas como pessoas.
Mas, olhando para trás, constatamos que, desde o nascimento, sempre buscamos acolhimento, reconhecimento e pertencimento. O acolhimento de primeiro sermos bem recebidos no seio da nossa família, depois termos na infância um bom convívio com os colegas da escola, isso nos acompanha o tempo todo na nossa interação, nas empresas e na sociedade. Além do acolhimento, hoje queremos reafirmar a nossa individualidade ao pertencer a tribos, grupos e marcas, com os quais nos identificamos em hábitos e atitudes. A sensação de pertencimento que leva milhares de consumidores para as filas das lojas Apple, com o intuito de comprar o novo iPhone. E o ciclo se completa com o reconhecimento, que todos nós buscamos na nossa vida pessoal e profissional.
O bom posicionamento de uma marca tem de ser alicerçado numa estratégia de comunicação integrada e criativa, potencializando todas as plataformas de mídia, fazendo a “campanha da campanha” reverberar nas redes sociais.
Por tudo isso que, mesmo num ano de crise difícil como será este ano de 2015, nenhuma empresa pode prescindir da comunicação porque a propaganda preserva a conexão e protege a escolha dos consumidores. Faz a marca acolher e ser acolhida pelos consumidores. Dá aos consumidores a sensação de pertencimento. E confere às marcas e às pessoas a sensação de reconhecimento. A comunicação é o tom de voz de uma empresa. E a propaganda não obriga ninguém a comprar. A propaganda informa, educa e entretém e, quanto mais bem informado, melhor você decide. A propaganda busca a preferência por uma marca. Deixar de anunciar significa abrir espaço para outra marca crescer e conquistar esses consumidores.
E tudo isso sem contar que a propaganda traz os recursos para os veículos poderem investir na qualidade e na independência de seu conteúdo editorial. A liberdade de imprensa é viabilizada pela liberdade de expressão comercial. Temos o CONAR, que cuida da autorregulamentação do conteúdo das nossas mensagens comerciais. Junto com o Código de Defesa do Consumidor e a legislação em vigor, protege cabalmente os direitos do cidadão.
E o cidadão brasileiro adora nossa propaganda, que vira bordão, se viraliza. Com a interatividade, os consumidores recebendo e produzindo conteúdo fazem a propaganda entrar na cultura popular.
Viva a nossa propaganda.
*Luiz Lara Chairman e Sócio da Lew’Lara/TBWA e vice-presidente da APP

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/02/lara.jpg 559 470 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2015-02-04 17:26:162015-02-04 17:26:16Paixão pela Propaganda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
APP firma parceria com o CENPAPP Brasil promove ação para ampliar acervo da Biblioteca Orígenes Lessa
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade